Comunidade acadêmica da Ufal pode se inscrever para teste TOEFL iTP

Exame é porta de entrada para cursos de inglês oferecidos pelo MEC e é aceito em processos seletivos de intercâmbio

05/04/2016 10h31 - Atualizado em 06/04/2016 às 10h31

Thâmara Gonzaga – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa aos estudantes, docentes e técnicos-administrativos que estão abertas as inscrições para o teste TOEFL iTP, exame que verifica a proficiência em língua inglesa e dá acesso a uma série de cursos ofertados pelo Ministério da Educação (MEC), além de ser aceito em processos seletivos de intercâmbio. Para se inscrever, é preciso acessar este endereço e clicar em Testes de Proficiência. O resultado fica disponível 45 dias após a realização do teste.

Segundo o coordenador do programa Inglês sem Fronteiras (IsF) na Ufal, Sérgio Ifa, fazer o exame traz uma série de vantagens para a vida acadêmica e profissional. Para técnicos e docentes, é o teste que possibilita a participação em cursos presenciais do Núcleo de Línguas (Nucli) da Universidade e no My English Online – MEO. “Em outras palavras, é a porta de entrada para estudar inglês nos cursos oferecidos pelo MEC”, resumiu o coordenador. Ele adianta que as inscrições para os próximos cursos ofertados pelo Nucli poderão ser feitas de 2 a 16 de maio de 2016.

Já para os estudantes da Ufal, as vantagens também são inúmeras. Dentre elas, Ifa ressalta a participação em cursos presenciais e online, além de poder frequentar as várias atividades que o Nucli está programando para 2016. “Recebemos duas professoras americanas, Kerianne Baylor e Anjali Mehta, que nos auxiliarão nas aulas, palestras, oficinas e atividades extracurriculares”, destacou. No caso dos alunos, a pontuação obtida no teste também pode ser utilizada para editais de intercâmbio no exterior, como os ofertados pelo Ciência sem Fronteiras.

Para quem já fez o teste

O coordenador Sérgio Ifa recomenda que aqueles que fizeram o TOEFL iTP até 2015 o façam novamente. Ele explica que o exame tem prazo de validade de dois anos e o MEC permite que se faça uma vez por semestre. Alguns editais de intercâmbio solicitam que o teste tenha sido realizado no último ano.

“Além disso, é uma chance de verificar em quais aspectos (gramática, leitura, compreensão oral) você melhorou e checar seu desenvolvimento na língua inglesa. Então, vale muito a pena fazer de novo para atualizar o resultado”, ressaltou.

Qualquer dificuldade ou dúvida pode ser esclarecida através do e-mail isf.ufal@gmail.com, pela página do IsF na Ufal noFacebook ou pelo Fale Conosco do MEC (0800-616161).