Além da Academia: a trajetória de Marcos Vanderlei

Conheça um pouco das atividades do escritor e acadêmico que sempre teve a poesia diretamente ligada em cada verso de sua vida

19/04/2016 09h49 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h34
Marcos Vanderlei é servidor aposentado da Ufal

David Cardoso - estudante de Jornalismo

Marcos Antônio César Vanderlei é o nome do funcionário público aposentado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde foi técnico e instrutor da área de Melhoramento Genético entre os anos de 1973 e 1995; mesmo após a aposentadoria, ele segue escrevendo brilhantemente sua trajetória na área da educação. Se muitos associam a aposentadoria ao total descanso e lazer, Marcos seguiu por um caminho diferente e com uma rotina de 12 horas diárias de trabalho continua a exercer várias funções: consultor administrativo e pedagógico, instrutor, diretor e empresário de escola particular, além de coordenador do polo Faculdade Educacional da Lapa - PR (Fael) de Maceió. São muitas atribuições, mas ele ainda encontra refúgio na poesia e na arte.

Toda essa proatividade não nasceu por acaso. Além de poeta e escritor, já desempenhou muitas funções durante sua vida social e profissional, como secretário estadual e nacional da classe de técnicos agrícolas (1986-1988), líder comunitário dos conjuntos Salvador Lyra e José Maria de Melo, em Maceió; diretor do departamento jurídico do sindicato da Ufal; assessor do sindicato dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas; fundador, diretor e comunicador da Rádio Comunitária Martins FM e a lista vai longe!

O fato é que a escrita é uma grande paixão de Marcos. E essa paixão iniciou cedo: aos 25 anos, ele começava a eternizar os sentimentos por meio das palavras, em suas românticas e expressivas poesias. De refúgio à necessidade e concretização de um sonho. "Sempre gostei de escrever, sempre com sentimento. Tudo que precisamos é de um planejamento, um sonho. E a realização pessoal é ver que um documento que rabiscamos por tanto tempo está sendo publicado", destacou.

O poeta e escritor, com sentidos bem aguçados sobre o mundo ao seu redor, já escreveu sete livros. Toda sua obra é feita de forma autônoma, até mesmo as capas dos livros, que são produzidas com a ajuda de sua filha. Marcos é dono de uma filosofia de vida admirável e seus objetivos ao escrever comprovam isso. "Não pensava em ganhar dinheiro, esse não era o objetivo. O sentimento sempre me levou a escrever". E revela onde encontrou sua maior satisfação: "Eu já tinha 150 escritos e queria registrá-los. O sucesso, para mim, não se trata apenas de vendas e dinheiro, é algo pessoal. Realizei um sonho ao vê-los publicados, mas sucesso mesmo é viver bem, com a família e com as finanças em ordem", completou.

Suas obras dividem-se em livros educacionais, artísticos e poéticos. Mesmo sendo autônomos, muitos trabalhos já foram vendidos em vários lugares pelo país. Os seus livros são: Educação Infantil - Maternal, Jardim 1 e Jardim 2; Artigos Educacionais; Imaginação 1 e 2; e Artes Gráficas. A ideia do último livro surgiu a partir da imaginação, muito trabalhada pelo autor em toda sua obra. É uma mistura de poesia e arte, cada página é marcada por uma poesia que conta um pouco sobre as imagens do ponto de vista do seu criador, mas, a interpretação é pessoal. "Sempre gostei de desenhar. A arte gráfica se torna mais fácil, porque através de cada imagem você pode imaginar diversas outras coisas", destacou.

Sempre preocupado com a qualidade de ensino, em suas obras educacionais procura esclarecer algumas questões na área de gestão, dar colaboração aos estudantes tratando de temas como o ensino e a fase da adolescência. "É necessário que a produtividade educacional melhore, a mesma não tem funcionado. A ideologia e a concepção precisam mudar, adequar a situação de sua região. Os planos de trabalhos são fundamentais para ensinar o professor a ensinar", ressaltou Marcos.

O homem de palavras firmes e autêntico em cada uma de suas ideias não procurou se espelhar em outros autores ou obras. A poesia nasceu em seu coração através de um processo natural. "Nunca tive um espelho, o único espelho era o meu mesmo. Eu evito decorar até minhas próprias poesias, em cada conversa posso passar as mesmas ideias, porém, com palavras diferentes", contou. E a singularidade do poeta não termina por aí. “Em todos os trabalhos que me comprometo, sempre procuro fazer o diferencial”, ressaltou Marcos, que também é convidado frequentemente para ministrar palestras e fazer consultorias em escolas privadas.

Como escritor, atingiu o auge ao ser indicado e condecorado com a cadeira imortal 75 pela Academia Luminescência Brasileira (Alubra) - Letras, Ciências e Artes. Contrariando a ingrata realidade, onde poucos têm a oportunidade de estarem vivos para presenciar esse momento, ele agradece: "Graças a Deus que sou imortal vivo".

Mais um passo em sua carreira literária será dado no próximo mês, no dia 20 de maio. Haverá lançamento e sessão de autógrafos dos livros Artigos Educacionais e Imaginação 2, que acontecerá no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), às 19h. O autor, poeta e acadêmico Marcos Vanderlei convida todos a prestigiarem esse momento tão importante e informa que os livros também estarão expostos para a venda e quem se interessar poderá adquirir no local.

O convite é extensivo a todos, mas, para ter um convite personalizado basta entrar em contato com o próprio autor pelo e-mail: macvanderlei@gmail.com