Servidores participam de ação de prevenção à LER/Dort

Dicas sobre postura e ambiente organizacional foram repassadas para preservar a saúde no trabalho

04/03/2016 14h37 - Atualizado em 24/03/2016 às 09h36
Servidores receberam orientações sobre postura no trabalho

Servidores receberam orientações sobre postura no trabalho

Manuella Soares - jornalista

Dez minutos de pausa a cada hora trabalhada. Esta foi uma das orientações passadas aos servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pela equipe da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e do Sistema Integral de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass) em Alagoas. A ação realizada na manhã da última quarta-feira (2), no hall da Reitoria, alertou as pessoas sobre as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e as Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (Dort).

Simulando um ambiente de trabalho com mesa, cadeira e computador, os servidores receberam dicas para evitar problemas de saúde. Entre as orientações importantes, estão: ajustar o monitor para que o topo da tela fique na altura dos olhos; os cotovelos devem ficar um pouco acima da altura da mesa; antebraços apoiados na mesa ou nos braços da cadeira; e mouse e telefone o mais perto possível para evitar sobrecargas desnecessárias nos movimentos.

O fisioterapeuta do trabalho, Deivisson Cavalcante, explica que a prevenção contra LER e Dort vai além da atenção à postura. “A gente sempre trabalha para que existam condições adequadas. O ideal é que a cadeira tenha ajuste de altura, apoio de braço, que o encosto dê conforto, e que exista um apoio para os pés. Mas, temos que pensar em tempo de repouso adequado, independente de postura. Variar ao máximo essa postura”, ressalta.

E a dica para aliviar a sobrecarga da posição sentada é simples: “A cada uma hora ou, no máximo, duas horas, passe até dez minutos em pé. Vá no banheiro, tome uma água, converse um pouco, tome um café e só depois volte ao trabalho para não exigir tanto aquele mesmo segmento do corpo que é exigido durante uma atividade”, sugere Deivsson. 

Na ação realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate à LER/Dort (28 de fevereiro), a equipe da CQVT também destacou a importância de prezar por um ambiente de trabalho que favoreça o bem-estar dos profissionais. “Não são só as questões físicas e mecânicas, mas as organizacionais que estão relacionadas ao ritmo de trabalho, ao volume de tarefas e à distribuição de atividades, porque isso pode causar sentimento de injustiça, que gera estresse e é um dos fatores de Dort”, lembrou o fisioterapeuta.