Reunião extraordinária do Consuni vai avaliar proposta de nota sobre a situação política do país

Outras universidades federais já se posicionaram em defesa da democracia

24/03/2016 09h30 - Atualizado em 28/03/2016 às 12h47

Lenilda Luna - Jornalista

Na reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), marcada para o próxima segunda-feira (28), a crise política e econômica do país será tratada e vai ser apresentada uma proposta de nota, para ser avaliada pelos conselheiros. O texto da proposta critica "a seletividade e a parcialidade com a qual operadores da justiça brasileira têm conduzido os procedimentos acusatórios, sem a garantia da isonomia enquanto princípio constitucional".

A condução da imprensa na cobertura da crise política também é criticada na proposta de texto. " A divulgação seletiva de informações a respeito de processos ainda em curso é uma ferramenta política que antecipa o veredito, atribuindo culpa e dolo sem o devido processo legal, ignorando o princípio da presunção de inocência".

O documento só será apresentado como posicionamento público do Consuni depois de ser analisado e aprovado pelos conselheiros. Ainda na pauta da reunião extraordinária estão a posse de membro designado pela Reitoria, professor Alejandro Cesar Frery, e a apresentação, análise e deliberação sobre o Relatório de Gestão da Ufal, com parecer do Conselho de Curadores.

A reunião extraordinária do Consuni será às 14h, no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria do Campus A.C. Simões. As sessões do Consuni são abertas e qualquer integrante da comunidade universitária pode se pronunciar, mas apenas os conselheiros podem votar.