Mais um grupo de funcionários é capacitado para combate à Dengue

Nesta etapa estão sendo capacitados os funcionários terceirizados da limpeza

17/03/2016 12h17 - Atualizado em 24/03/2016 às 09h34

Lenilda Luna - jornalista

Funcionários terceirizados da limpeza reuniram-se na manhã desta terça-feira (22), no auditório da reitoria para assistir a uma palestra que faz parte de uma ação mais ampla, convocada pela reitora Valéria Correia, para que a universidade contribua ativamente com o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Este foi mais um grupo capacitado, atingindo os 230 funcionários da limpeza que compõem a equipe da empresa ACR no Campus A.C. Simões. "A ideia dessa ação surgiu em uma reunião no gabinete da reitora, com a participação do superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Márcio Barbosa, e do coordenador municipal do Programa de Controle da Dengue, Manoel Gomes", informou Márcio Jamerson, da Divisão do Meio Ambiente da Sinfra.

A capacitação visa formar uma força-tarefa na Universidade Federal de Alagoas, para combater focos e principalmente atuar na prevenção. "Conversei com o professor Celso Tavares, infectologista, que é da Secretaria Municipal da Saúde e também da Ufal e agendamos essas duas primeiras palestras com o pessoal da limpeza, que lida diretamente com os possíveis focos no espaço da Universidade. Mas também teremos momentos de formação com os técnicos, docentes e permissionários, como os que atuam nas lanchonetes instaladas no campus", destaca Márcio Jeamerson.

A necessidade de inserir a comunidade acadêmica no combate à dengue e outras doenças surge pela comoção geral da sociedade com a gravidade da situação no País e também por uma motivação interna, já que o campus é extenso e tem muitas áreas com vegetação, obras e acúmulo de água. "Temos muitos casos de servidores que precisaram se afastar do trabalho porque foram acometidos por dengue, chikungunya e zika. Temos que unir esforços porque todos nós estamos em risco", relata o coordenador da Divisão do Meio Ambiente.