Yoga na Ufal traz benefícios para a saúde dos praticantes

Atividade é gratuita e aberta para toda a comunidade acadêmica

18/02/2016 14h21 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Carleane, Prof. Vítor, Denis e Marluce no primeiro dia do retorno às aulas de Yoga na Ufal

Carleane, Prof. Vítor, Denis e Marluce no primeiro dia do retorno às aulas de Yoga na Ufal

Manuella Soares – Jornalista 

No meio de tantas preocupações com prova, nota, revisão de conteúdo, marcação de reunião, prazo pra entrega de um trabalho, publicação de artigo, metas a cumprir e inúmeras atividades a fazer, é possível parar um pouco e... Inspirar... Expirar... Sem pressa, pensando em sintonia com o corpo... Inspirar... E expirar... Equilíbrio entre mente e movimentos é a orientação da Yoga que toda segunda e quarta-feira reúne pessoas que querem desacelerar no Campus A.C. Simões.

O projeto Yoga na Ufal existe desde 2011 e faz parte das ações do Espaço de Cuidados do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Faculdade de Medicina (Famed). O professor Vítor Lima coordena as aulas junto com o professor Eudson Santos, que foi participante do projeto e agora já é instrutor de Yoga com certificação internacional. Retomando as atividades em 2016, na última quarta-feira, 17, a sala Úlpio Miranda recebeu dezenas de iniciantes e veteranos buscando propósitos diferentes. 

A estudante da licenciatura em Teatro, Carleane Correia, é um exemplo. “Hoje eu até tinha aula, mas estava muito nervosa, quase quebro o notebook, aí pensei: preciso fazer Yoga! É um relaxamento tão grande que você fica meio fora do ar”, desabafou. Alívio do stress é só um dos benefícios que o professor Vítor Lima conta ter ouvido relatos dos praticantes.  “Várias pessoas vêm falar de coisas que têm conquistado. Uma aluna que nasceu a fórceps conseguiu colocar brinco, sozinha, porque ela tinha uma dificuldade de mobilidade no ombro e antes da Yoga não conseguia. As pessoas narram também os benefícios para dor, sono e nível de stress”, destacou Vítor. 

“Foi muito bom pra mim, pro meu bem estar, pra qualidade de vida e até o meu sono melhorou, porque eu não dormia bem e também não sabia respirar direito. Foram mil benefícios, por isso estou sempre por aqui”, conta Marluce Silva, de 63 anos, que mora na comunidade do entorno da Ufal e já participa do projeto há três anos. 

O curso que incentivou a formação de dois instrutores certificados também atrai pessoas que tiram proveito da Yoga para melhorar outras atividades físicas. “Comecei a praticar para ajudar no exercício da capoeira. Essa coisa da respiração, dos alongamentos e da repetição tá sendo um exercício pra aprimorar o meu corpo”, revela Denis Angola, formado em Dança pela Ufal há 5 anos e professor de capoeira há 17. 

“A Yoga não vem para substituir o que a pessoa faz, vem prepará-la e dar suporte para fazer melhor. Ensina também a ter foco e atenção. E isso é um recurso de muita utilidade na graduação, na pós, na atividade docente, técnica, então, seja motorista de carro ou físico nuclear você vai desempenhar melhor sua função. Força e equilíbrio ajudam nos papéis que as pessoas desempenham nas batalhas da vida”, ressaltou Vítor Lima.

Para os que se interessaram no projeto Yoga na Ufal, é só se juntar ao grupo nas segundas e quartas-feiras, das 15h ás 16h30, no primeiro andar do bloco que fica por trás da Biblioteca Central. Não precisa de inscrição, apenas pés descalços e roupas leves para se entregar e relaxar!