Consuni aprova moção de apoio ao Pibid

Na mesma sessão, pró-reitores e representantes da Adufal tomaram posse no conselho

23/02/2016 16h58 - Atualizado em 25/02/2016 às 08h51
Conselheiros reunidos na última terça-feira (16)

Conselheiros reunidos na última terça-feira (16)

Jhonathan Pino – jornalista 

Em sua primeira sessão do ano, na última terça-feira, (16), o Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou, por unanimidade, a moção de apoio ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de iniciativa da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). 

O texto manifesta a preocupação com a continuidade do programa, diante dos cortes orçamentários anunciados pelo Governo Federal. “A moção parte da gestão, então a gestão está de todo acordo com a decisão aqui tomada”, pontuou a reitora Valéria Correia. 

Na mesma reunião, foram aprovados a indicação do professor Gabriel Soares Bádue, do Campus do Sertão, para a direção da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e a intervenção da Ufal na operação financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA/Ridesa). 

De acordo com a última resolução, foram autorizados a colaboração financeira destinada ao desenvolvimento e a obtenção de três variedades de Cana-Energia, adaptadas aos ambientes produtivos da região Nordeste do Brasil, por parte do BNDES, no valor de quase R$ 1,5 milhões, dinheiro que deverá ser gerido pela Fundepes.

Posse de novos membros 

No mesmo dia em que foi aprovado o calendário anual para as sessões ordinárias do Consuni, tomaram posse no Conselho, os novos pró-reitores Institucional (Proginst), Júlio Gomes; de Graduação (Prograd), Sandra Regina da Paz; de Pós-graduação e Pesquisa (Propep), Alejandro Frery; de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Carolina Abreu; Estudantil (Proest), Analice Dantas; e a pró-reitora de Extensão (Proex), Joelma Albuquerque, além dos representantes da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Ana Maria Vergne, do Centro de Educação (Cedu) e Paulo Sérgio de Melo, do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBS).