Professor do IC participa de projeto de ebook para educadores

Ebook gratuito reúne experiências criativas de professores brasileiros e portugueses

22/11/2016 08h00 - Atualizado em 21/11/2016 às 10h06
context/imageCaption

Arte de divulgação

Redação Ascom

Todo criativo precisa de referências. Foi com essa ideia que um grupo de profissionais ligados à educação lançou em setembro de 2015 uma chamada aberta convidando professores criativos a escrever sobre as experiências inovadoras que desenvolvem com seus alunos diariamente. O resultado da chamada é o ebook Educação Criativa: multiplicando experiências de aprendizagem, lançado oficialmente esta semana durante as atividades do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), em Uberlândia.

Educação Criativa é o quarto volume da série Professor Criativo, projeto lançado pelo selo Pipa Comunicação com o objetivo de publicar livros impressos e digitais com linguagem descomplicada e preços simbólicos. O foco da série é ampliar o acesso dos professores a conteúdos capazes de fomentar a discussão sobre inovação e criatividade nas práticas pedagógicas.

O ebook, lançado em setembro na internet por meio do Youtube e da fanpage do projeto, foi organizado por um grupo de pesquisadores que avaliaram 36 experiências enviadas por professores de diferentes estados do Brasil e também de Portugal. Até hoje já foram realizados mais de 800 downloads. Os avaliadores Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto (Instituto de Computação/Ufal), Alex Sandro Gomes (Centro de Informática/UFPE), Taciana Pontual (Departamento de Informática/UFRPE) e André Luís Alice Raabe (Departamento de Educação/Univali) trabalharam durante três meses analisando as experiências e pontuando as questões necessárias para que os textos pudessem ser, de fato, acessíveis a qualquer educador.

"Nossa ideia era lançar um volume digital e gratuito que pudesse ser realmente acessível aos educadores de todo o país ou até mesmo de outros países de língua portuguesa. Entendemos por acessível não somente a questão do valor, que nesse caso é gratuito, como também a disponibilidade na rede em diferentes formatos e o cuidado em manter uma linguagem mais descomplicada, mesmo com caráter científico", afirma Karla Vidal que coordenou a etapa de avaliações e o diálogo com os autores junto com Augusto Noronha, ambos editores da série Professor Criativo.

"Após a avaliação iniciamos os processos de edição textual e visual. Cuidamos de cada detalhe a fim de elaborar uma proposta estimulante. Livros científicos costumam assustar pela linguagem dura e visual pouco envolvente. Nos esforçamos ao máximo para entregar algo criativo e inovador capaz de criar uma experiência de leitura mais agradável ao educador", conclui Noronha.

Educação Criativa: multiplicando experiências de aprendizagem marca o desejo dos idealizadores da Série de tornar a iniciativa um espaço aberto para publicação de textos que estimulem a inovação e a criatividade na educação. O livro reúne 14 textos que abordam temas diversos como criação e o uso de jogos em sala de aula, pensamento computacional, produção de vídeos, fotografia e recursos educacionais abertos.

"Esta obra reúne 14 textos de professores que usam em suas práticas iniciativas criativas. São textos que abordam propostas inovadoras e criativas, tanto com uma perspectiva pedagógica, propondo o uso de diferentes novas abordagens e metodologias para tornar a interação mais significativa, quanto com uma perspectiva tecnológica, apresentando como novas tecnologias podem ser incorporadas às aulas", destalhou o professor Ig Ibert, da Ufal.

O ebook está disponível gratuitamente para download e leitura online em diferentes formatos, o que garante acesso à leitura em diferentes dispositivos e plataformas. Para realizar o download basta acessar a Livraria da Pipa Comunicação e escolher entre os formatos PDF, ePub ou Mobi.