Pesquisa do Instituto de Matemática obtém primeiro lugar em evento internacional

Estudo foi liderado pelo professor Thales Vieira e publicado no periódico Computers & Graphics

19/10/2016 10h34 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Professor Thales Vieira durante a premiação

Diana Monteiro - jornalista

Referência em pesquisas que repercutem a Universidade Federal de Alagoas no mundo científico, o Instituto de Matemática (IM) foi mais uma vez destaque nesse cenário com a premiação recente do professor Thales Vieira pelo artigo intitulado Estimating Affine-Invariant Structures on Triangle Meshes. O estudo desenvolvido trata do problema de ensinar uma máquina a reconhecer objetos tridimensionais similares, mesmo que tenham sofrido deformações, foi apresentado no Sibgrapi 2016 (Conference on Graphics, Patterns and Images), realizado de 4 a 7 deste mês em São José dos Campos (São Paulo), obtendo o prêmio de melhor trabalho científico na área de Computação Gráfica.

A pesquisa da Ufal, desenvolvida durante mais de um ano no Laboratório de Computação Gráfica e Visão Computacional do Centro de Pesquisa em Matemática Computacional (Cpmat) do IM, teve a colaboração dos pesquisadores Dimas Martinez, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria Andrade, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Thomas Lewiner, da École Polytechnique (Paris). Thales informa que a pesquisa foi aceita para publicação no periódico internacional Computers & Graphics, da Editora Elsevier.

Ele explica que a análise de forma geométrica de objetos digitais tridimensionais é um problema que tem recebido muita atenção da comunidade científica nos últimos anos. E reforça que a premiação é um reconhecimento da relevância da pesquisa para os avanços científicos na área. “A pesquisa premiada também pode motivar alunos tanto da graduação como da pós-graduação em Matemática e Informática, para o desenvolvimento de trabalhos científicos em várias direções”, enfatizou.

O Sibgrapi é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, tem como foco as áreas de Computação Gráfica, Reconhecimento de Padrões e Processamento de Imagens e conta com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a exemplo dos Estados Unidos (EUA) e Alemanha. Após um rigoroso processo de seleção um total de 69 trabalhos científicos foram aceitos para apresentação no evento internacional.

Convite

Com mestrado e doutorado em Matemática, além da graduação em Ciência da Computação, Thales Vieira é docente da pós-graduação na área de concentração em Computação Gráfica do IM e do Programa de Mestrado de Informática, do Instituto de Computação (IC). Ele integra o grupo de Pesquisa Matemática Aplicada e Computação, coordenado pelo professor Adelailson Peixoto.

Thales destaca que na edição de 2014 do Sibgrapi, o trabalho apresentado por um de seus orientandos, integrante do Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica (Pibic), obteve o prêmio de melhor trabalho nessa modalidade. O professor também foi convidado para ser organizador de um dos workshops da próxima edição do evento, em 2017, que terá como local a cidade de Niterói (Rio de Janeiro).