Reitor honorário Eurico Lôbo se despede da comunidade universitária

22/01/2016 19h25 - Atualizado em 26/01/2016 às 14h53
Rachel Rocha entrega placa em homenagem à Eurico Lôbo

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O reitor, agora honorário, Eurico Lôbo se despediu da comunidade universitária na manhã desta sexta-feira, 22. Ele, que foi gestor máximo da instituição no quadriênio 2011-2015, participou de solenidade especial na Sala dos Conselhos Superiores (Secs), situada no 1º andar do prédio da Reitoria, onde teve colocada sua foto oficial na Galeria de Reitores. Na ocasião, marcaram presença diversos servidores técnico-administrativos, além de sua equipe de pró-reitores numa solenidade especial marcada por uma palavra: agradecimento.

Deixo aqui duas palavras: parabéns e obrigado. Por essa experiência vivida, que pra mim, foi única. A maior e melhor experiência da minha vida” destacou o então pró-reitor de graduação, Amauri Barros. Já Nélia Callado, então superintendente de infraestrutura, disse que a gestão deixa uma Universidade encaminhada. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos em 82 obras, já entregamos mais de 50 e deixamos a Ufal com todos os contratos assinados e obras em andamento. Agradeço ao professor Eurico pela confiança.”

Representando a Ouvidoria, Luiz Antonio Cabral destacou que a missão de Lôbo foi bem cumprida. “Sempre teve equilíbrio para conduzir a Ufal em todos os momentos”, complementou seguido da ex-procuradora federal, Valéria Ressureição. Ela disse ter ficado no cargo por dez anos, mas destacou a importância da mudança. “Temos de estar cientes de nosso papel e desempenhá-lo da melhor forma possível.Estive de 2005 a 2015 no cargo e apresentei meu pedido de saída. É importante essa mudança, novos ares para todos”.

A professora Rachel Rocha, vice-reitora da gestão de Eurico Lôbo, destacou o empenho do amigo e gestor. Além disso, desejou as boas-vindas aos novos gestores. “Tivemos uma equipe muito disposta, mas em todos esses anos, fizemos o nosso melhor. Se deixamos de avançar não foi por falta de vontade. Eu destaco, ainda, que estamos gestores, mas logo mais não estaremos e acho que esse é um momento importante que a Universidade passa. A gente tem que se renovar”, salientou, ao entregar uma placa em homenagem para ele.

Emocionado, Eurico Lôbo não se prolongou muito em sua fala. Agradeceu a toda a sua equipe pelo empenho dos últimos quatro anos, citou os avanços à instituição e destacou gratidão à sua família que, pacientemente, acompanhou todo o processo e esteve do seu lado. “Não vou fazer balanço de gestão. Vou apenas agradecer de coração. Tudo isso foi possível porque eu tinha um porto seguro: minha esposa, meu filho, minha família, que é o meu bem maior”, concluiu.

Sua esposa, professora aposentada do IQB, Tânia Piatti, relembrou que Eurico sempre tinha um bom comentário sobre a equipe ao chegar em casa. “Se o trabalho de vocês, equipe, não fosse honesto, poderíamos não estar comemorando uma boa gestão. Estou muito emocionada e agradeço a todos vocês”, disse. Já seu filho Gabriel, destacou que o pai pode sair de cabeça erguida. “No seu primeiro emprego, em Maceió, você sai daqui com uma placa colocada na parede. Todo jovem sonharia com isso”, brincou desejando, em seguida, felicidades ao pai pelo trabalho realizado.