Ministério oferta oportunidade para capacitação na Finlândia

Seleção de servidores será feita a partir de proposta de intervenção, a ser executada no Brasil

05/01/2016 17h54 - Atualizado em 21/01/2016 às 20h31

Jhonathan Pino - jornalista

Professores das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica têm até 25 de janeiro para enviar propostas para participar de capacitação em universidades finlandesas de ciências aplicadas. A oportunidade é ofertada pela Chamada Pública nº 26/2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, numa parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para participar da seleção, o profissional deve submeter proposta de trabalho, a ser executada no Brasil, sobre ensino profissional e tecnológico. Podem participar da seleção, professores que tenham, no mínimo, um ano de efetivo exercício nas instituições que integram a Rede Federal e não tenham participado de programa de capacitação no exterior, similar ao da chamada pública, fomentado pela Setec nos últimos três anos. Além disso, é necessário apresentar comprovante de proficiência em Língua Inglesa.

Os proponentes devem encaminhar a proposta de trabalho via internet, com o preenchimento do formulário de propostas disponível na plataforma Carlos Chagas. A divulgação dos resultados será realizada pelo Diário Oficial da União e na página do CNPq, no dia 24 de fevereiro. Nos meses seguintes têm início o apoio às propostas aprovadas e a ida dos coordenadores dos projetos para a Finlândia, entre abril e junho. A execução do Plano de Trabalho no Brasil deverá ser feita entre os meses de julho e novembro de 2016.

Os selecionados passarão por um período de capacitação de três meses nas universidades Häme University of Applied Sciences (Hamk) e Tampere University of Applied Sciences (Tamk) e, nesse tempo, serão apoiados com bolsas de € 5.500,00.