Empossados diretores, assessores e coordenadores da Universidade

Gestores assumem órgãos executivos e suplementares da Ufal

26/01/2016 19h59 - Atualizado em 01/02/2016 às 13h44
Nova gestão assume diante da conjuntura de cortes de gastos do Governo Federal

Nova gestão assume diante da conjuntura de cortes de gastos do Governo Federal

Jhonathan Pino – jornalista

Vinte e oito servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram empossados nesta terça-feira, 26, para assumir cargos de direção, assessorias e coordenações na instituição. Eles completam a equipe de gestão de Valéria Correia, que anunciou na sexta-feira passada (22), os seus pró-reitores Institucional (Proginst), Júlio Gomes; de Graduação (Prograd), Sandra Regina da Paz; de Pós-graduação e Pesquisa (Propep), Alejandro Frery; de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Carolina Abreu; Estudantil (Proest), Analice Dantas; e a pró-reitora de Extensão (Proex), Joelma Albuquerque; além do Chefe de Gabinete, Fernando Medeiros; e o Superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Márcio Barboza.

Na tarde desta terça, completaram a equipe Lídia Ramires, como Assessora de Comunicação; Aruã Silva de Lima, na Assessoria Internacional (ASI); Tiago Cruz, na Procuradoria Educacional Institucional; Josilan Paulino Barbosa, no Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA); Kleymerson Pereira, no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI); Soraya Lira, na Direção do Núcleo de Processos Seletivo (Neps/Copeve); Cristiane Cyrino, na direção da Biblioteca Central (BC); Gustavo Madeiro e Mylena Farias, na direção e vice-direção da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied); e Osvaldo Maciel, na Editora Universitária (Edufal)

Dentro das coordenações das pró-reitorias assumiram Maria Edna Bezerra, na Coordenadoria de Ações Acadêmicas, Proest; Maria Betânia Gomes e Ivanildo Piccoli, respectivamente coordenadores de Programas de Extensão e Assuntos Culturais, da Proex; Suzana Maria Barrios e Giana Raquel Rosa, respectivamente coordenadoras de Desenvolvimento Pedagógico e de Cursos de Graduação, na Prograd; André Lage, Helson Flávio Sobrinho e Eliana Almeida, respectivamente nas coordenadorias de Pesquisa, Pós-graduação e do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, na Propep. Já Faustino Júnior foi empossado como coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Progep; e Alexandra Rios, para Coordenadoria de Planejamento, Avaliação e Informação da Proginst.

Continuaram ocupando os cargos Alan Souza, diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF); Frederich Ebrahim e Marcus Barbosa Lima, diretor e diretor adjunto, respectivamente, do Departamento de Administração de Pessoal (Dap); Mário Albuquerque, coordenador de despesas; Rômullo Santos, secretário dos Conselhos Superiores (Secs); Milena Fernandes, na direção do Restaurante Universitário (RU); e João Paulo Fonseca, na coordenadoria de processos seletivos da Progep; além de Jouber Lessa, na coordenadoria de Programação Orçamentária da Proginst.

Na Sinfra, foram empossados Dilson Batista, Paulo Sérgio de Melo e Daniell Pontes Silva, respectivamente nas Gerências de Projetos e Obras, Serviços Gerais e Patrimônio.

Como assessoras do Gabinete, tomaram posse Valdenize Peixoto e Valéria Coelho e como assessor de Tecnologia da Informação e Comunicação, do NTI, tomou posse Marcelo Queiroz.

Primeiras ações da gestão

Na solenidade, Valéria lembrou que esses gestores assumem os cargos em uma conjuntura de cortes do governo federal e que, por isso, devem tomar ações emergenciais já nos próximos 120 dias. A reitora lembrou que tais medidas foram frutos de um trabalho coletivo de planejamento.

“Trata-se de uma conjuntura de cortes, de diminuição de gastos que rebatem fortemente na universidade pública brasileira. É nesse contexto que a gente assume o desafio de fazer uma universidade comprometida socialmente, com processos céleres, tão esperados e solicitados pelo conjunto de técnicos e professores”, pontuou.

Valéria Correia lembrou ainda que essa equipe foi escolhida pelo critério técnico, político e de alinhamento com os princípios da gestão. “Eles devem estar alinhados à necessidade de mudança e com a Universidade democrática, autônoma, crítica e socialmente referenciada. Foram os princípios fundamentais que a gente traçou durante todo o processo de eleições”, recordou.

Para a reitora, a sociedade deve pautar a gestão da Universidade e por isso anunciou a criação do Fórum Social Alagoano e do estabelecimento de uma parceria com o estado para o avanço na pesquisa e produção de energias renováveis.

Ainda nesta quarta-feira, 27, como parte das ações emergenciais, a reitora, juntamente com a pró-reitora estudantil, Analice Dantas, irá se reunir com representantes dos diretórios acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A reunião acontece às 16h, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC).