Empossados diretores, assessores e coordenadores da Universidade

Gestores assumem órgãos executivos e suplementares da Ufal

26/01/2016 19h59 - Atualizado em 01/02/2016 às 13h44
Nova gestão assume diante da conjuntura de cortes de gastos do Governo Federal

Jhonathan Pino – jornalista

Vinte e oito servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram empossados nesta terça-feira, 26, para assumir cargos de direção, assessorias e coordenações na instituição. Eles completam a equipe de gestão de Valéria Correia, que anunciou na sexta-feira passada (22), os seus pró-reitores Institucional (Proginst), Júlio Gomes; de Graduação (Prograd), Sandra Regina da Paz; de Pós-graduação e Pesquisa (Propep), Alejandro Frery; de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Carolina Abreu; Estudantil (Proest), Analice Dantas; e a pró-reitora de Extensão (Proex), Joelma Albuquerque; além do Chefe de Gabinete, Fernando Medeiros; e o Superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Márcio Barboza.

Na tarde desta terça, completaram a equipe Lídia Ramires, como Assessora de Comunicação; Aruã Silva de Lima, na Assessoria Internacional (ASI); Tiago Cruz, na Procuradoria Educacional Institucional; Josilan Paulino Barbosa, no Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA); Kleymerson Pereira, no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI); Soraya Lira, na Direção do Núcleo de Processos Seletivo (Neps/Copeve); Cristiane Cyrino, na direção da Biblioteca Central (BC); Gustavo Madeiro e Mylena Farias, na direção e vice-direção da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied); e Osvaldo Maciel, na Editora Universitária (Edufal)

Dentro das coordenações das pró-reitorias assumiram Maria Edna Bezerra, na Coordenadoria de Ações Acadêmicas, Proest; Maria Betânia Gomes e Ivanildo Piccoli, respectivamente coordenadores de Programas de Extensão e Assuntos Culturais, da Proex; Suzana Maria Barrios e Giana Raquel Rosa, respectivamente coordenadoras de Desenvolvimento Pedagógico e de Cursos de Graduação, na Prograd; André Lage, Helson Flávio Sobrinho e Eliana Almeida, respectivamente nas coordenadorias de Pesquisa, Pós-graduação e do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, na Propep. Já Faustino Júnior foi empossado como coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Progep; e Alexandra Rios, para Coordenadoria de Planejamento, Avaliação e Informação da Proginst.

Continuaram ocupando os cargos Alan Souza, diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF); Frederich Ebrahim e Marcus Barbosa Lima, diretor e diretor adjunto, respectivamente, do Departamento de Administração de Pessoal (Dap); Mário Albuquerque, coordenador de despesas; Rômullo Santos, secretário dos Conselhos Superiores (Secs); Milena Fernandes, na direção do Restaurante Universitário (RU); e João Paulo Fonseca, na coordenadoria de processos seletivos da Progep; além de Jouber Lessa, na coordenadoria de Programação Orçamentária da Proginst.

Na Sinfra, foram empossados Dilson Batista, Paulo Sérgio de Melo e Daniell Pontes Silva, respectivamente nas Gerências de Projetos e Obras, Serviços Gerais e Patrimônio.

Como assessoras do Gabinete, tomaram posse Valdenize Peixoto e Valéria Coelho e como assessor de Tecnologia da Informação e Comunicação, do NTI, tomou posse Marcelo Queiroz.

Primeiras ações da gestão

Na solenidade, Valéria lembrou que esses gestores assumem os cargos em uma conjuntura de cortes do governo federal e que, por isso, devem tomar ações emergenciais já nos próximos 120 dias. A reitora lembrou que tais medidas foram frutos de um trabalho coletivo de planejamento.

“Trata-se de uma conjuntura de cortes, de diminuição de gastos que rebatem fortemente na universidade pública brasileira. É nesse contexto que a gente assume o desafio de fazer uma universidade comprometida socialmente, com processos céleres, tão esperados e solicitados pelo conjunto de técnicos e professores”, pontuou.

Valéria Correia lembrou ainda que essa equipe foi escolhida pelo critério técnico, político e de alinhamento com os princípios da gestão. “Eles devem estar alinhados à necessidade de mudança e com a Universidade democrática, autônoma, crítica e socialmente referenciada. Foram os princípios fundamentais que a gente traçou durante todo o processo de eleições”, recordou.

Para a reitora, a sociedade deve pautar a gestão da Universidade e por isso anunciou a criação do Fórum Social Alagoano e do estabelecimento de uma parceria com o estado para o avanço na pesquisa e produção de energias renováveis.

Ainda nesta quarta-feira, 27, como parte das ações emergenciais, a reitora, juntamente com a pró-reitora estudantil, Analice Dantas, irá se reunir com representantes dos diretórios acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A reunião acontece às 16h, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC).