Ufal inicia dezembro com 34 novos servidores para os três campi

Instituição recebe novos docentes, psicólogos clínicos, um engenheiro civil e um técnico em assuntos educacionais

10/12/2015 16h28 - Atualizado em 11/12/2015 às 21h46
Servidores fazendo leitura do juramento

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O mês de dezembro começou com a recepção de 34 novos servidores para o quadro da Universidade Federal de Alagoas. A solenidade, realizada na última quarta-feira (9) na Sala dos Conselhos Superiores (Secs), foi conduzida pelo reitor Eurico Lôbo e marcou a entrada de novos docentes, psicólogos clínicos, além de um engenheiro civil e um técnico em assuntos educacionais que serão lotados nos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão e seus polos em Penedo e em Rio Largo, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca).

Na ocasião, todo procedimento padrão foi feito. O diretor adjunto do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Thiago Soares, leu o termo de posse. A equipe do DAP, a propósito, fez orientações para os novos servidores sobre salários, plano de saúde, licença-maternidade e outros. Na sequência, eles fizeram o juramento ao cargo e tiveram a palavra para falar da sensação de estarem ocupando cargos na maior instituição pública de ensino superior de Alagoas. Expressões como gratidão, sonhos realizados, boas expectativas e contribuição com a Ufal foram algumas das falas dos novos servidores.

A primeira profissional formada pelo curso de Engenharia de Produção do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, Ana Carolina de Lucena, vai integrar o quadro da unidade de ensino de Penedo do Campus Arapiraca. “Já entro como coordenadora do curso. Estou muito feliz”, disse. Designada para Penedo, Camila Souza Porto veio de Recife para tomar posse e declarou otimismo. “É um privilégio para mim. Espero poder contribuir com a instalação e melhoria da área de pesquisa em Penedo, buscando cada vez mais essa iniciativa”, disse.

A Byanka Porto vai para o Campus Arapiraca também com uma missão importante: assumir a docência do primeiro curso de Medicina do agreste alagoano. “Espero ajudar bastante a todos e contribuir com o curso”, falou. Já Carolinne de Sales Marques considerou como interessante a solenidade de posse feita pela Ufal. “Agradeço por essa recepção e digo que minha pretensão é contribuir com a formação dos alunos e atuar com pesquisa e atuar em projetos de extensão”, diz ela que também integrará o curso de Medicina em Arapiraca.

Os profissionais, inclusive, vieram de diversas partes do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Aracaju e teve até quem veio da Itália para integrar o quadro do Campus do Sertão em Delmiro Gouveia. É o caso do Salvatore Verde, que integrará a equipe de professores do curso de Engenharia Civil com foco em estruturas. Com 20 anos de experiência prática, ele espera, agora, unir todo esse tempo à teoria enquanto docente.

Meu objetivo é contribuir para formar profissionais capazes de trabalhar em áreas da Engenharia, como a química, elétrica e mecânica. Com meu tempo de experiência no mercado, decidi me dedicar a área educacional porque tinha essa distância entre academia e prática. Espero que minha contribuição eficaz no sentido de fazer essa união. Também vamos contribuir para área de pesquisa, acho que seja uma parte caracterizante de formar um país mais justo e desenvolvido”, disse o italiano.

O diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Anderson Dantas, falou aos servidores. Desejou-lhes as boas-vindas à Ufal e, também, que a alegria, realização e vontade de trabalhar seja visto não só no momento de posse, mas também durante toda a jornada na Universidade. Já o reitor Eurico Lôbo lembrou de sua chegada à Ufal em 1979 onde não teve um momento como esse de solenidade formal. Disse ter feito muitas posses nos últimos anos e destacou que essa foi a primeira vez que assinou um termo de posse de servidores como reitor pro tempore. “Estou num momento de transição, breve passarei o mandato para a reitora eleita [professora Valéria Correia, diretora da Faculdade de Serviço Social]. Eu digo isso porque é algo simbólico”.

Ele também falou aos servidores sobre parte de sua história na Ufal, do crescimento que acompanhou da época que chegou aos dias atuais. “Esse processo não aconteceu de forma espontânea. É preciso ter uma equipe, líderes à frente disso, que catalisem essas ações e os frutos, naturalmente, aparecem”, disse, ao destacar a importância da educação para a sociedade. “Vejo um momento como esse, agora que estou saindo da Universidade com um sentimento de 'fizemos muito' e eu espero que a Ufal possa continuar crescendo e formando bem, pois a educação é, absolutamente, o principal elemento da sociedade de promoção de mobilidade social.

Eurico Lôbo também destacou o quão importante é, não só a presença da Ufal no interior, mas todo o processo de interiorização que se reforça cada vez mais com a ida de docentes para os referidos polos de ensino. “Vocês que tão indo pro interior, imaginam a importância que terão na vida das pessoas, que poderão crescer e se capacitar cada vez mais? Isso é um sonho! A gente é importante pelo que somos capaz de fazer para que as pessoas cresçam, evoluam! Afinal, educação não pode ser privilégio de poucos e sim de todos! De todos nós!”, concluiu o reitor, desejando a todos as boas-vindas ao quadro da Universidade Federal de Alagoas.