Luis Paulo Mercado participa de banca para promoção de Graça Tavares

Em memorial, Graça contou sua trajetória como docente e gestora na Ufal

18/12/2015 17h44 - Atualizado em 24/12/2015 às 14h43
Professora Graça Tavares entre os professores da banca avaliadora

Professora Graça Tavares entre os professores da banca avaliadora

Jhonathan Pino - jornalista

Na última terça-feira (15), na cidade do Rio de Janeiro, o professor Luis Paulo Mercado, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, participou da Banca Examinadora do Concurso Interno para Professor Titular de Graça Tavares, ex-professora da Ufal e hoje docente do Departamento de Fundamentos de Educação da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).  

No dia, Graça apresentou o memorial Docência e Gestão Universitária: construção coletiva de novos cenários - memorial de uma educadora, documento que relata a sua formação como professora, inserção no mundo da docência e da gestão na educação básica e superior.

De acordo com Luis Paulo, Graça “abordou os desafios da gestão democrática, ao relatar as experiências vivenciadas na educação superior, como vice-diretora do Centro de Educação, primeira coordenadora do Mestrado em Educação, Pró-Reitora de Graduação da Ufal e como docente na Unirio”. Ela ainda analisou os novos cenários e perspectivas da graduação na Ufal, “tendo em vista a expansão, democratização e melhoria da qualidade do ensino superior em Alagoas”, acrescenta.

O trabalho ficou dividido entre o Resgate da formação inicial e pós-graduação, onde ela apontou sua entrada na Ufal em 1985 e seu doutorado em Educação Brasileira; Pesquisas e produções científicas, capítulo em que registra o processo de implantação do Mestrado em Educação no Cedu e a criação do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional; além de Gestão universitária: uma possibilidade deconstrução de novos cenários, em que destaca a expansão dos cursos de graduação da Ufal para o interior do estado alagoano.

“O fio condutor escolhido para narrar seu percurso foram as experiências desenvolvidas na condição de docente e gestora educacional, sempre na expectativa de dar conta das políticas públicas na área de educação que visam à construção de novos cenários que possibilitaram a expansão e a democratização do ensino público de qualidade”, comentou Luís Paulo.

Além de Luis Paulo, a banca foi constituída por outros três professores titulares externos à Unirio: Deise Mancebo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Márcia Ângela da Silva Aguiar, da Universidade Federal de Pernambuco e Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás.