Urologista do HU reforça necessidade de exames preventivos em homens acima dos 45 anos

Palestra do médico Ítalo Nascimento fez parte da ação do Novembro Azul promovida pelo Sintufal

17/11/2015 18h06 - Atualizado em 23/11/2015 às 14h12
Medição de pressão nas ações do Novembro Azul

Medição de pressão nas ações do Novembro Azul

Lenilda Luna - jornalista

Depois do Outubro Rosa, que alerta para a prevenção ao câncer de mama nas mulheres, em novembro é a vez dos homens se cuidarem. O Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) promoveu, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), uma manhã de atividades para alertar sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata. A ação do Novembro Azul coincidiu com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado nesta terça, 17.

No local, foram realizados medição de pressão e teste de glicose, além de palestras com o urologista Ítalo Nascimento e com a nutricionista Andrea Moraes sobre cuidados preventivos com a saúde. "Nosso objetivo é conscientizar os nossos colegas técnicos para que eles procurem o médico e façam os exames necessários", disse Sônia Alves, uma das coordenadoras do Sindicato.

Prevenção a partir dos 45 anos

Ítalo Nascimento, urologista, reconhece que existe uma resistência natural dos homens ao exame de toque, que, por enquanto, é o método mais adequado para perceber alterações no tamanho da próstata. "As campanhas de caráter informativo e preventivo contribuem para quebrar essa resistência. No mês de novembro, desde que foi implantado o Novembro Azul, percebemos um aumento de pacientes nos consultórios", relatou.

O urologista informa que, infelizmente, parte desses homens só procura o médico porque apresenta algum sintoma. "Em todas as palestras buscamos alertar que não se deve esperar ter algum problema para procurar o médico. Todos os tipos de câncer têm maior sucesso de cura quando são detectados na fase inicial", alertou Ítalo Nascimento. A recomendação, caso haja algum histórico familiar, é que o homem faça o exame de toque a partir dos 45 anos. 

Nos casos em que não há fatores de risco, os exames podem ser feitos a partir dos 50 anos. "Os sintomas para os quais os homens devem ficar atentos são: quando o jato urinário não tem a mesma pressão de antes e, às vezes, é interrompido durante a micção; necessidade de urinar com urgência, frequentemente, acordando demais à noite para ir ao banheiro e fazer força para urinar. Esses sintomas podem indicar hiperplasia de próstata ou câncer", alertou o médico.