Técnicos e docentes são treinados para operacionalização de sistema da pós-graduação

SIG já está sendo utilizado pelas unidades na informatização de processos administrativos e de recursos humanos

19/11/2015 14h47 - Atualizado em 07/12/2015 às 17h02
Jaqueline Leite e Irinaldo Diniz, da Propep, e Luis Claudio, do NTI, explicando o sistema

Lenilda Luna - jornalista

Três dias de treinamento, de 17 a 19 de novembro, foram realizados em parceria com Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) para capacitar diferentes turmas formadas por técnicos e docentes. O objetivo foi prepará-los para a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na pós-graduação lato sensu da Ufal.

A implantação do Sistema Institucional Integrado de Gestão (SIG) começou, há três anos, na Ufal para gerir as informações acadêmicas, administrativas e de recursos humanos com mais agilidade. "Queremos modernizar as tarefas operacionais, minimizando atividades manuais, que ficam acumuladas e, assim, agilizar o fluxo de informações na Universidade. São três grandes sistemas em implantação na Ufal, com 51 módulos e já estamos com 35 deles em implantação ou operacionais. Por meio do seu respectivo Portal, os docentes, técnicos e discentes poderão ter acesso às diversas funcionalidades de apoio a atividades acadêmicas", informou Luiz Cláudio, coordenador de Sistemas e diretor em exercício do NTI.

Os três sistemas em implantação na Ufal são: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). "A implantação desses sistemas exige um trabalho intenso do NTI com todas as unidades da Ufal. Mas estamos conseguindo mobilizar os servidores para a modernização que essas ferramentas representam, melhorando o fluxo de informações e o desempenho operacional dentro da Universidade, além de maior integração com os órgãos externos", ressaltou Luiz Cláudio.

O SIG já está sendo utilizado por diversas unidades na informatização de processos administrativos e de recursos humanos, em substituição ao SIE, antigo sistema de gestão da universidade. A partir deste treinamento realizado com técnicos e docentes, a Propep vai assumir a gestão do módulo acadêmico na pós-graduação lato sensu, que são os cursos de especialização. "O SIGAA vai permitir o armazenamento das informações acadêmicas e reduzir o trabalho manual, garantindo bons resultados para os cursos de especialização. Depois pretendemos implantar também o módulo stricto sensu, pesquisa e produção intelectual", informou Irinaldo Diniz, coordenador de Pós-graduação da Propep.

Durante o treinamento, foi apresentado o manual que corresponde ao módulo lato sensu do SIGAA, para que os técnicos e docentes possam tirar dúvidas. "Com o manual, os gestores do sistema em cada unidade vão saber executar os novos procedimentos para gerenciar as informações da especialização, como abertura de curso, matrículas de alunos, cadastro de disciplinas e emissão de relatório final", destacou Irinaldo.

Luiz Cláudio destaca ainda que todo este trabalho está sendo realizado a várias mãos e em prol da modernização da administração pública, com a participação do NTI, pró-reitorias, unidades acadêmicas e administrativas, docentes, técnicos e alunos. Confira em anexo o Manual SIGAA Lato Sensu.