Proford oferta curso Docência Universitária: Do Planejamento à Avaliação

Aulas serão realizadas presencialmente e pela plataforma Moodle até 14 de dezembro

04/11/2015 18h47 - Atualizado em 10/11/2015 às 02h27
Proford oferta curso Docência Universitária: Do Planejamento à Avaliação - Módulo Avançado

Proford oferta curso Docência Universitária: Do Planejamento à Avaliação - Módulo Avançado

David Cardoso - estudante de Jornalismo

Programa de Formação Continuada em Docência de Ensino Superior (Proford), coordenado pelas Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), oferece o curso de Docência Universitária: Do Planejamento à Avaliação (Dupa). Os interessados poderão se inscrever pelo linkAs aulas serão realizadas nas segundas e sextas, entre os dias 9 de novembro e 14 de dezembro, nos laboratórios do Centro de Interesse Comunitário, no período da tarde das 13h às 17h e do Centro de Educação (Cedu) das 17h30 às 21h30. 

Com carga horária de 50 horas, o curso é dotado de 20 horas presenciais e de 30 horas on-line e tem como público-alvo os professores dos três campi da Universidade Federal de Alagoas que concluíram o DUPA - Básico e o curso Sala de Aula: Espaço de Mediação Pedagógica e de Abordagem Hipertextual (Empah)Se ainda houver vagas, professores que não tenham concluído o DUPA - Básico e Empah, mas que tenham um certo conhecimento da plataforma Moodle, também poderão participar.

Sobre o curso

O objetivo do curso é refletir e vivenciar saberes/fazeres pedagógicos, buscando o aprofundamento da experiência de utilização e criação no Moodle e de outras metodologias de ensino e aprendizagem integradas às TDIC. O módulo terá início na próxima sexta-feira (6), com uma roda de conversa, no laboratório do CIC. 

A ideia da Prograd é que os participantes sejam multiplicadores, e dessa forma, ajudem a difundir cada vez mais o curso e as práticas desenvolvidas. Os docentes exercem função de coparticipantes, pois, não interagem apenas como ouvintes, mas participam desde a elaboração do curso até sua conclusão, por meio de sugestões.  

O curso será realizado sob autoria da orientadora Aparecida Viana e das tutoras Pedagogas Vera Lucia Pontes e Clarissa Bernardes, sob a coordenação de Sandra Santana.

Dupa - Básico

O primeiro módulo contou com a participação de 72 professores. Trazia uma perspectiva mais básica, com o intuito de familiarizar os professores à nova ferramenta. Os resultados alcançados foram significativos, e atendendo aos pedidos dos próprios professores, o Proford estará lançando esse novo módulo que traz um conteúdo mais avançado, que visa dar continuidade ao programa, estruturando-se como um curso semi-presencial. 

"Tenho interesse em participar, numa nova oportunidade, de um curso avançado, ou de aprendizado de outras ferramentas disponíveis do AVA [Ambiente Virtual de Aprendizagem], por exemplo. Espero que a Prograd [Pró-reitoria de Graduação] tenha interesse em promover", destaca a docente Priscila Guimarães, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).