Professor de Biblioteconomia participa de conferência na Grécia

Esse é terceiro evento de porte internacional para o qual Ronaldo Araújo foi selecionado

20/07/2015 10h58 - Atualizado em 20/07/2015 às 21h52
Ronaldo Araújo apresenta trabalho

Ronaldo Araújo apresenta trabalho

Jhonathan Pino - jornalista 

Entre os dias 27 e 30 de julho, o professor Ronaldo Araújo, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estará participando da segunda edição do Annual International Conference on Library and Information Science, em Atenas, na Grécia. Ele irá apresentar um estudo preliminar da sua tese, que tem como corpus de estudo as bases tecnológicas da Biblioteconomia e Ciência da informação no Brasil. 

Em Atenas, Ronaldo mostrará os resultados da análise de 35 esquemas de classificação de tecnologias, utilizadas no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Por meio delas, o professor pôde encontrar categorias, subcategorias e ênfases no emprego tecnológico no campo. “Os resultados serão úteis para analisar a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Ciência da Computação, além de servir de base para elaboração de um instrumento de classificação sobre a tecnologia na área de BCI, podendo contribuir com estudos sobre a representação da informação tecnológica e mesmo para estudos curriculares”, acredita o pesquisador. 

Para que pudesse participar do evento em Atenas, Ronaldo foi contemplado pelo edital de Auxílio à Participação em Reunião Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). 

Essa não será a primeira vez que o professor apresentará um trabalho fora do país. Em maio de 2014, ele foi à Istambul, Turquia, apresentar o trabalho Bases Tecnológicas para Ciências da Informação no Brasil, na International Conference on Qualitative and Quantitative Methods in Librarie. Um ano antes, o destino foi Porto, Portugal, em novembro de 2013, quando apresentou A formação tecnológica nos cursos de Ciências da Informação e da Documentação em Portugal, no VI Encontro da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (Edicic). 

Os eventos servem para compartilhar experiências de investigação a nível internacional. Ronaldo lembra que foi a partir do primeiro trabalho apresentado em Portugal, que teve início as discussões de sua pesquisa. “A participação constitui uma boa oportunidade para discutir com a comunidade internacional temas que abordo na tese, cujo debate pode contribuir para o desenvolvimento da mesma. Possibilita ter contato direto com outros pesquisadores que debatem temas de pesquisa similares ao seu. Em tempos de discussão sobre visibilidade internacional da pesquisa científica do Brasil este tipo de participação pode abrir portas para novas parcerias de pesquisa”, destaca o professor. 

Esses trabalhos são parte do Doutorado que Ronaldo vem fazendo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a orientação da professora Marlene Oliveira, que também é coautora dos seus últimos artigos. Iniciado em 2012, a previsão para defesa da tese é março de 2016.