Ufal In Love apresenta: Quando a afinidade do casal vai muito além das suas áreas de pesquisa

Jorge Luiz e Ana Paula Lopes contam histórias pessoais e profissionais para mais uma edição da nossa campanha

18/06/2015 16h57 - Atualizado em 25/06/2015 às 15h05
Jorge Luiz e Ana Paula Lopes

Janaina Alves – relações públicas

A história que vamos conhecer começou há 26 anos. Na verdade, um pouco antes disso, quando Jorge Luiz e Ana Paula Lopes prestavam o vestibular; ele, tentava Biologia. Ela, Economia, graduação que não chegou a cursar, por não ter sido aprovada. Foi então que Ana partiu para o curso de Geografia. Nessa época, eles já namoravam e começavam a perceber algumas afinidades em suas carreiras.

E eles estavam certos. Os dois pesquisadores, desde cedo, trabalharam unidos. Ele com a Paleontologia e ela com a Geologia. Nesse ritmo, eles desenvolveram vários projetos juntos, um sempre ajudando o outro, estreitando ainda mais as afinidades entre o casal. Em meados de 2008, Jorge entrou para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, em 2009, foi a vez de Ana Paula. É que eles não podiam ficar tanto tempo longe um do outro!

Aqui na Ufal, embora em unidades acadêmicas diferentes, eles sempre estão engajados nos mesmos projetos, inclusive nas atividades de campo. E por falar no campo, são nessas horas em que os dois passam pelas situações mais inusitadas. “Nós fazemos muitas atividades de campo juntos. E, quando acampamos, parece que estamos em casa. Ela [Ana Paula] volta para o acampamento como se fosse a dona de casa”, disse Jorge Luiz, lembrando das vezes em que ela o mandou lavar a louça.

Cuidado com os filhos

O casal, que está sempre envolvido com as pesquisas dos alunos, acaba tendo um cuidado todo especial com eles. “Eu sou como uma mãe”, disse Ana Paula. Isso acontece porque tanto Jorge, quanto Ana realizam muitas viagens com grupos de alunos para realizarem observações, escavações e análises in loco.

Já quando o assunto são suas duas filhas, eles precisam driblar a ausência e estabelecer alguns limites. “Eu sempre cobro: férias são férias”, lembrou Ana Paula. Como os dois são muito ocupados, acabaram passando um longo período envolvidos com suas pesquisas, mas nada disso os afastou das meninas, já que sempre tentam buscar uma alternativa para os programas em família. “Nessa idade delas, [uma com 25 e outra com 26 anos] nós compartilhamos muita coisa. Vamos juntos para shows de Rock ou para eventos que elas gostam”, revelou Jorge.

Muito amor envolvido

Depois de alguns minutos de conversa, pudemos perceber o quanto esse casal é apaixonado. Em todos os aspectos da palavra, eles são apaixonados um pelo outro e cultuam uma admiração pelas atividades de cada um na Ufal. E isso é, certamente, o que os torna ainda mais apaixonantes!

Eles, inclusive, veem como vantagem o fato de poderem discutir em casa e no trabalho as questões relacionadas ao dia a dia da profissão. E, claro que uma hora ou outra, alguma questão do trabalho ou da vida pessoal acaba virando um pequeno conflito. “Como a gente é marido e mulher, quando discorda de algo na pesquisa, discorda para valer”, disse Jorge, entre risos.

“Eu me estresso mais do que ele. Às vezes depois eu volto a falar com ele porque o próprio trabalho exige. Ai, eu esqueço a raiva”, contou Ana, ao recordar de quando o trabalho ajudou na reconciliação do casal.