Professora do Ceca participa de atividades em Harvard e MIT

Vera Dubeux aproveitou oportunidade para estabelecer parceria entre universidades

23/06/2015 13h38 - Atualizado em 07/07/2015 às 14h49
Alexander Rossalin, ex-secretária de Agricultura de Nova Iorque, em reunião com a professora Vera

Jhonathan Pino – jornalista

A convite da Universidade de Harvard, a docente Vera Dubeux, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participou do Workshop Prospects of Renewable Energies from Harvard (Prospecções de Energias renováveis de Harvard), entre os dias 28 de maio e 2 e junho, na cidade de Cambridge, Estados Unidos. Na ocasião, a docente aproveitou a oportunidade para aprofundar o diálogo com o grupo de pesquisa Macro-Engineering Research, do Instituto Massachusets de Tecnologia (MIT). Por meio de uma parceria estabelecida entre o MIT e a Ufal, desde 2007 as instituições vêm compartilhando informações na área de biocombustíveis. Enquanto o Ceca desenvolve investigações com tecnologias voltadas para o bioetanol, a universidade norte-americana vem obtendo progresso na produção de energias por meio do milho.

Outra atividade que a docente participou foi o Tribute to Frank Davidson, em homenagem ao pesquisador de Harvard, já falecido. “Em 2007, eu fui convidada para fazer uma palestra sobre o bioetanol e estive naquela oportunidade a convite do professor Frank Davidson na Universidade de Harvard, um excelente professor e reconhecido internacionalmente em grandes obras de engenharia e que citava o Proálcool como sendo uma dessas grandes invenções. Ele publicou um livro naquela oportunidade e me convidou para fazer uma palestra sobre a atual situação da bioenergia no Brasil e o que temos de novidades na utilização do combustível verde”, recorda-se Vera.

Como forma de mostrar os avanços das investigações do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA), Vera também ministrou a palestra Potential of Bioenergy and of Solar Energy (Potencial da bioenergia e da energia solar). “Isso ajudar a difundir nosso programa de bioenergia e de energias renováveis. O Brasil vem sendo apontado como um dos países que se destaca muito nesse item. E nós já temos tecnologias avançadas. Estamos fazendo um trabalho que envolve não só pesquisas, como também o setor produtivo e os empresários”, salienta a professora.

Pesquisadores internacionais se reúnem em Maceió

De acordo com Vera, essa foi uma oportunidade para a discussão do próximo RenovEnergia’16, previsto para acontecer em Maceió no próximo ano. O evento aborda a questão das energias renováveis e conta com a participação de pesquisadores renomados, principalmente de universidades francesas e norte-americanas. “Isso, sem dúvida nenhuma, representa uma importância no sentido de alimentar as nossas pesquisas, expandir os nossos horizontes e fazer com que a gente passe a contar também com professores de renome do cenário internacional”, ressalta Vera.

Essas colaborações trazem contribuições para pesquisadores das áreas agrícolas, biotecnologias (industrial e de transformação), além da questão de desenvolvimento com sustentabilidade. Na Ufal, essas cooperações beneficiam diretamente os cursos de graduação em Energias Renováveis, Agroecologia e Energias Florestais, além do mestrado de Energia em Biomassa. “Nós temos interesses em acompanhar os que os professores vêm fazendo, porque eles têm avançado bastante em pesquisas”, acrescenta a docente.

Vera é membro da Academia de Agricultura de França e já vem trabalhando com a Universidade de Tecnologia de Compagne (UTC), o Centro de Pesquisa de Agricultura Tropical (Cirad), o Centro Nacional de Pesquisas Agropecuárias (Inra) e a Associação Francesa de cana-de-açúcar (Afcas).