Núcleo de Cessação do Tabagismo de Maceió fez visita a setores da Ufal

Grupo divulgou ação pelo Dia Mundial sem Tabaco

08/06/2015 11h57 - Atualizado em 08/06/2015 às 16h40

Tamires Oliveira – estudante de Jornalismo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Cessação do Tabagismo de Maceió, firmou parceria com a Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) da Ufal e com as faculdades de Enfermagem e de Medicina, para realizar ações voltadas ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no domingo, 31. O grupo visitou os setores da Reitoria e apresentou um panorama geral sobre os danos ocasionados à sociedade pelo uso do cigarro e ressaltou a importância do trabalho de prevenção realizado pelo núcleo.

De acordo com a psicóloga do Núcleo de Cessação do Tabagismo de Maceió, Suzana Mara Fontes, o serviço é realizado por uma equipe multidisciplinar. “Temos, pela Prefeitura de Maceió, uma equipe composta por psicólogo, nutricionista, assistente social, enfermeiro, pneumologista, fisioterapeutas respiratórios que dão o apoio e fazem todo acompanhamento necessário na realização deste trabalho de combate ao vício”, pontuou a profissional.

Segundo Suzana, esse vício não é fácil de vencer. “É preciso que a pessoa tenha vontade de parar mesmo, a gente pega na mão, ajuda com o máximo de recursos possíveis, para que haja realmente obtenha vitória sobre o vício, o que é muito complicado”, destacou.

Para realizar cadastro e ter acesso ao serviço, basta ir até o local de atendimento, munido do RG e do Cartão SUS. O Núcleo de Cessação do Tabagismo de Maceió funciona de segunda à sexta-feira, pela manhã e à tarde, no 2º Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no Poço. Mais informações pelos telefones 3337-3519 e 3315-2641.