Fapeal convida doutores para compor Câmaras Científicas

Novo prazo para inscrições é 1º de julho

25/06/2015 12h19

Naísia Xavier -  Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) lançou chamada pública convidando doutores em diversas áreas do conhecimento para se candidatarem a compor suas Câmaras Técnicas Permanentes de Avaliação e Assessoramento em Ciência, Tecnologia e Inovação. O prazo de submissão das propostas foi prorrogado até 1º de julho, de acordo retificação de edital, publicada no último dia 10. Até agora, só foram preenchidas 32 das noventas vagas oferecidas, em todas as áreas do conhecimento.

As Câmaras são um instrumento institucional para mobilizar a expertise da comunidade acadêmica no sentido de garantir objetividade, mérito técnico e transparência às atividades da Fapeal. Serão formadas nove delas, compostas por dez participantes cada uma, para atender às Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas, Humanas, Sociais, Engenharias, Linguística, Letras e Artes e na de Multidisciplinaridade.

Todos os detalhes para submissão e novo cronograma estão disponíveis em www.fapeal.br, na chamada “Câmaras Técnicas”, sob a seção “Últimos Editais”.

Para o presidente Fundação, Fábio Guedes, as Câmaras também são uma forma de estreitar a relação do Estado com a comunidade científica. “Não fazemos distinção se os participantes são de instituições públicas ou privadas. O que importa é que deem sua contribuição para a ciência, tecnologia e inovação em Alagoas”.

Os componentes deverão desempenhar atividades necessárias à realização da missão da Fapeal junto aos seus pares da comunidade científica, como propor critérios e procedimentos para o acompanhamento dos apoios concedidos, sugerir indicadores para o sistema de avaliação e julgamento de auxílios, bolsas e programas e julgar o mérito científico das propostas apresentadas pelos candidatos aos diversos convênios e chamadas, entre outras.

 Os interessados devem estar atuando como professores ou coordenadores de pesquisa em Instituição de Ensino Superior ou centros de pesquisa sediados em Alagoas. A atividade tem caráter voluntário, não remunerado.