Reitor empossa três professores titulares-livre da Ufal

Cargo é a classe mais alta da estrutura da carreira docente do ensino superior

04/05/2015 15h21 - Atualizado em 04/05/2015 às 15h26
Solenidade de posse dos professores é um momento ímpar para a Ufal

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

O reitor Eurico Lôbo, realizou, na última semana, uma emocionante cerimônia de posse de três professores titulares-livre da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Após uma seleção interna entre dez unidades acadêmicas selecionadas de acordo com o Edital nº 01/2014, que concorreram às três vagas disponibilizadas pelo Ministério da Educação à Ufal, a banca examinadora formada por cinco professores titulares-livre de várias instituições de ensino superior do Brasil aprovou os projetos dos Institutos de Química e Biotecnologia (IQB), de Física (IF) e de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

A solenidade contou com a presença de estudantes; familiares; diretores do IQB, IF e ICBS e das pró-reitoras de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Silvia Cardeal e de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Simoni Meneghetti. “O processo de seleção realizado pela Propep e Progep foi bastante trabalhoso, mas que marca um momento muito rico do que a universidade é hoje. A Ufal cresceu muito ao longo desses anos, temos muito trabalho pela frente, mudanças de paradigmas na Universidade e para isso é necessário que tenhamos coragem de caminhar para o fortalecimento e crescimento da Ufal”, destacou Simoni.

Solenidade marcada pela emoção

Hoje é um dia muito especial, pois após ficar muito tempo longe, retorno à Maceió, especificamente à Universidade, lugar onde minha carreira acadêmica foi construída, com o intuito de trabalhar da melhor forma possível para o crescimento da Ufal e, posteriormente encerrar minha carreira aqui”, ressaltou o professor Arthur da Silva Gouveia, um dos professores titulares- livre do IF.

Marilia Goulart, do IQB, enfatizou com emoção o fato de ser empossada no mais alto cargo da estrutura da carreira docente do ensino superior. “Foram muitas pedras no caminho que utilizamos e transformamos em coisas boas, mas ainda temos muito o que fazer, e é por isso que reafirmo meu compromisso e dedicação com a Universidade, pois devo muito à Ufal”, afirmou.

Meu caminho começou há alguns anos na Universidade de Oxford, na Inglaterra, até que um certo dia minha esposa teve a ideia de virmos para o Brasil. Ainda sou recente na Universidade e essa com certeza é a melhor oportunidade da minha vida! Agradeço imensamente aos meus colegas de departamento, alunos e minha família pelo apoio que sempre me deram”, pontuou o professor Richard James Ladle, do ICBS.

O reitor Eurico Lôbo, finalizou a cerimônia ressaltando a importância dessa titulação para a Universidade. “Esta solenidade é um momento ímpar para a Ufal, pois estamos diante de pessoas que participaram ativamente da construção desta Universidade, superando os desafios e dificuldades. Todo processo de seleção foi altamente exigente e, por fim, coroamos com essa cerimônia de posse que só enfatiza o quanto a instituição tem avançado”, destacou.