Progep realiza ação de sensibilização ao Dia Mundial Sem Tabaco

Será no dia 31 de maio, das 8h às 14h, no Campus A.C. Simões, em Maceió

21/05/2015 14h33 - Atualizado em 25/05/2015 às 16h30

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT), informa que será realizada no dia 31 deste mês, das 9h às 14h, no hall da Reitoria do Campus A.C. Simões, em Maceió, uma ação de sensibilização em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco. A iniciativa contará com a parceria da equipe de antitabagismo do Hospital Universitário (HU) e da Coordenação Municipal de Antitabagismo de Maceió.

Segundo Valéria Omena, da GQVT, haverá, ainda, distribuição de folders pelos campi com alertas sobre o assunto. “Contaremos com cartazes, vídeos e encaminhamentos para os que desejarem parar de fumar se dirigirem ao Programa de Tabagismo de Maceió, que fica localizado no 2º Centro de Saúde Pública na Praça da Maravilha. Além disso, distribuiremos cartazes nos campi alertando sobre a nova lei antifumo do Governo Federal que está em vigor desde o ano passado, que prevê multa às instituições que desrespeitarem a lei”, explica.

Lei Antifumo (12.546)aprovada em 2011 e regulamentada apenas em junho do ano passado, fecha o cerco ao cigarro, procurando diminuir os casos de fumo passivo e reforçar a conscientização sobre os males do hábito. Fica, também, proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldos.