Marília Goulart tomará posse na Academia Nacional de Ciências

Ela será a segunda docente da Universidade indicada como membro titular da Academia

04/05/2015 16h27 - Atualizado em 04/05/2015 às 20h49
Marília Goulart tomará posse na Academia Nacional de Ciências

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo e Jhonathan Pino – jornalista

Nesta terça-feira, 5, a professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas, Marília Goulart, tomará posse como membro titular da Academia Nacional de Ciências na área de Ciências Químicas. A solenidade de posse será realizada no Rio de Janeiro, às 19h, depois de um dia com variada programação, que conta com palestras, mesas-redondas e conferências magnas.

Marília Goulart é a primeira docente mulher do Nordeste, indicada para a função, sendo a segunda docente da Ufal indicada como membro titular da Academia. Para ser eleita, ela passou por três etapas da seleção: primeiro um membro propôs o nome, sem que ela necessariamente soubesse; depois, o nome passou por uma comissão de seleção dos candidatos, onde todos os membros da Química votaram; no final, todos os membros da Academia, independente da área, participaram do pleito, na escolha dos novos membros.

Desde que Marília entrou na Ufal, em 1976, já se passaram quase 40 anos. Os frutos poderiam ser contados a partir do número de doutores que orientou, pois já são duas dezenas; nos programas de mestrado e doutorado que ajudou a construir, atualmente o respeitado Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB); ou mesmo, na formação de seu filho, Henrique Goulart, hoje também doutor em Química pela UFMG e docente do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal.

Leia mais em: Professora da Ufal é a primeira do Nordeste indicada para a Academia Nacional de Ciências