Instituição britânica abre chamadas para colaborações científicas com o Brasil

British Council busca parcerias com professores universitários

04/05/2015 15h49 - Atualizado em 07/05/2015 às 17h42

Jhonathan Pino – jornalista

Termina neste domingo, 10, a chamada do Newton Fund, Researcher Links Workshop in Brazil on CNS Therapies, que acontecerá em Florianópolis, entre os dias 18 e 21 de setembro e contará com a participação de Angela Bithell, da University of Reading, no Reino Unido, e Helena Cimarosti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Entre os temas que serão debatidos estão células-tronco humanas para tratar a lesão nervosa aguda e neurodegeneração; modelos de células-tronco pluripotentes de desenvolvimento do cérebro, função e doença; a isquemia e disfunção mitocondrial na neurodegeneração; os modelos de doença de Parkinson e de Alzheimer para a descoberta terapêutica; a caule-modelagem, baseada em células de epilepsia, além de abordagens neurocirúrgicas e uso de amostras do cérebro de pacientes na epilepsia.

Os participantes terão os custos da viagem, alojamento e refeições cobertos. As vagas são disponíveis para 32 pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, sendo metade para cada um dos países. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail: a.bithell@reading.ac.uk. Para mais informações, acesse a página.

Mais oportunidades do Newton Fund

O programa pertence ao British Council e foi criado com o objetivo de capacitar e promover colaborações bilaterais entre pesquisadores, professores universitários e outros profissionais, além de populações de baixa renda, ou que historicamente não tenham recebido financiamento. Na página do British Council, já estão disponíveis as inscrições para o Newton Researcher Links, chamada aberta para propostas de workshops entre o Reino Unido e outros quatro países-parceiros, Brasil, Malásia, Tailândia e Rússia.

As propostas de colaboração podem ser realizadas nas áreas de agricultura; clima e meio ambiente; energia sustentável; educação e inovação para o desenvolvimento; crescimento econômico; água e saneamento; alimentação e nutrição; evolução demográfica e da migração; desenvolvimento rural e urbano; infraestrutura; desastres humanitários e emergências; redução do risco de desastres; comunidades resilientes e conectados; governança, a sociedade e os conflitos.

Para essa última chamada, as inscrições terminam no dia 13 de julho e os Workshops deverão ser realizados no período entre 1º de novembro deste ano e 31 de março de 2016. No entanto, o Newton Fund tem uma continuidade de suas ações com o Brasil a partir de várias outras chamadas, cujas informações estão disponíveis em seu endereço virtual.