Universidade recebe seis novos professores para os três campi

Docentes irão atuar nos cursos de Medicina, Educação Física e Economia

- Atualizado em
Empossados, seis novos docentes irão atuar nos cursos de Medicina, Educação Física e Economia

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Universidade Federal de Alagoas empossou na última terça-feira (14) seis novos professores que atuarão nos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. A cerimônia de posse foi marcada por forte emoção. Estiveram presentes, além da vice-reitora Rachel Rocha, que empossou os docentes, o diretor do Departamento de Pessoal (DAP), Frederich Ebrahim e a representante da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, Alice Teixeira.

Dos seis novos professores, apenas um é Alagoano: o professor Jean Rafael Santos Rodrigues, que irá atuar no Campus Arapiraca. Formado em Medicina pela Ufal e com residência em cirurgia no Hospital Universitário, ele conta que recebeu apoio dos amigos professores para que não desistisse da carreira docente. “Fiz dois concursos ao mesmo tempo, pensei em desistir várias vezes, mas hoje estou muito feliz por conseguir estar aqui. Aprendi que, sendo professor, tenho a oportunidade de crescer diariamente, pois temos uma forte ligação entre teoria e prática na Universidade”, diz.

Novo professor do curso de Medicina Veterinária, Elói dos Santos Portugal veio de São Paulo para trabalhar em Viçosa. Emocionado, lembrou do orgulho que seus pais teriam ao vê-lo tomar posse na Ufal. “Estou muito feliz! Hoje, além de paulistano, visto a camisa da Ufal”, fala. Ele lembrou ainda da importância do professor nos dias de hoje. “Vemos como o ensino tem sido deixado de lado hoje e a importância do professor, que tem assumido o papel de educador, papel esse que, a princípio ,deveria ser da família. Temos que educar para tudo, ou seja, é uma grande responsabilidade ser professor hoje”, conclui.

Outro que falou da grande emoção de estar na Ufal foi o professor Pedro Balikian, que irá trabalhar no Centro de Educação (Cedu). Ele morava no sul do país, e reencontrou a família em Alagoas depois de 30 anos. “É uma grande emoção estar aqui hoje, eu chego com muitas expectativas”, diz o novo professor do curso de Educação Física.

A vice-reitora Rachel Rocha parabenizou os novos servidores e disse que todos são vencedores. “A seleção é difícil, cada mais concorrida e, para a Ufal, é uma honra recebê-los. Temos grandes expectativas. A Universidade é uma instituição bastante respeitada no Estado e nós contamos com vocês para contribuir ainda mais com seu crescimento. Nosso compromisso é cada vez mais elevar o nome da Ufal e somos nós, servidores, que fazemos isso”.

Após a leitura do termo de posse, Frederich Ebrahim, diretor do DAP, falou sobre as felicidades e dificuldades de se trabalhar numa instituição pública. “Vocês devem atuar na Ufal com o mesmo afinco com que batalharam para serem aprovados neste concurso”, disse.

Durante a solenidade, também foram empossados Cristiano da Silva Santos para a Unidade de Santana do Ipanema, Anna Claudia de Oliveira da Silva e Gildeni Maria Nascimento Aguiar para o Campus Arapiraca.