Universidade promove serviços para prevenção e controle de hipertensão

Atividade contou com a participação de equipes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Educação Física

- Atualizado em
Servidores recebem informação sobre hipertensão

Diana Monteiro – jornalista

Atualmente, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo por favorecer uma série de outras doenças. No Brasil, cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. A hipertensão ou pressão alta é uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações e pode acontecer quando as artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular.

Na rotina de atividades da Universidade Federal de Alagoas, a hipertensão arterial tem sido foco de ações com a promoção de atividades para controle e prevenção da doença. No hall da Reitoria, durante a quinta-feira (30), os serviços ofertados envolveram à Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e contaram com a parceria da Faculdade de Medicina (Famed), Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e Centro de Educação (Cedu).

Estamos acompanhando calendário do Ministério da Saúde (MS), que definiu o dia 26 de abril, como o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, e neste ano ampliamos à parceria com equipes de alunos e professores da área de saúde consolidando ainda mais a importante atividade e sempre junto ao público-alvo, que é comunidade universitária”, frisou Valéria Coelho, da equipe da Progep.

Houve aferição de pressão arterial, orientações nutricionais e sobre hábitos de vida saudáveis, medição de altura, além de exibição de vídeos e cartazes explicativos com foco no controle e prevenção da doença. O preenchimento de formulário sobre cada atendimento servirá de base para pesquisas na área de saúde envolvidos na ação conjunta.

A coordenadora da equipe de enfermagem mestranda, Keysse Mesquita, destacou a importância da ação conjunta como mais uma oportunidade de aprendizado proporcionado aos alunos da área de saúde. “O registro em formulário dos dados das pessoas atendidas e para os que necessitam de orientações sobre prevenção e controle da pressão arterial nos oportuniza à participação de uma ação prática em nossa área”, enfatizou.

A próxima promoção da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho junto à comunidade universitária será no dia 30 de maio, instituído pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional do Combate ao Tabagismo.