Ufal realiza programação especial dedicada ao Dia Mundial da Saúde

Ações educativas e cuidados com a saúde serão oferecidos a estudantes e servidores

01/04/2015 18h30 - Atualizado em 02/04/2015 às 11h15

Janaina Alves – relações públicas e Mariana Madeiro – estudante de relações públicas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove, na próxima terça-feira, 7, uma programação especial dedicada ao Dia Mundial da Saúde. O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade acadêmica e será realizado na Praça da Paz, localizada ao lado do antigo Restaurante Universitário, no Campus A.C. Simões, em Maceió, a partir das 9h.

Esta é uma iniciativa da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e conta com a participação de vários grupos de estudantes da Ufal, dentre eles, as ligas de saúde da Faculdade de Medicina (Famed). “Estarão presentes os alunos da liga de Nefrologia, Clínica Médica, Dermatologia, entre outros”, destacou a professora da Famed, Edna Bezerra.

Estará presente também a equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI), da Secretaria Municipal de Saúde, que ficará responsável pela distribuição de vacinas do tipo tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Rubéola e Caxumba; e a vacina contra a Hepatite B. Além disso, uma equipe da Faculdade de Nutrição (Fanut) ficará responsável pela medição de peso e altura, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), do percentual de gordura além de prestação de orientações nutricionais aos participantes.

“Esta é uma excelente oportunidade de os nossos servidores e alunos obterem não só orientações na área da saúde, como também de serem atendidos pelos acadêmicos de vários cursos. Além de ser uma forma de nós divulgarmos os projetos que a Universidade dispõe para a comunidade”, disse Samuel Correia, coordenador da CQVT.

No local do evento, haverá, ainda, a Feira das Artesãs de Economia Solidária, um grupo que realiza confecciona acessórios e artigos artesanais e o Núcleo de Saúde Pública (Nusp), que oferecerá algumas terapias manuais, como a Reflexologia, Reiki e massagens para o público presente.