Ufal apresenta campanha Pense Consciente para funcionários terceirizados

No encontro, foi ressaltada a importância da participação de todos na ação institucional

13/04/2015 15h43 - Atualizado em 15/04/2015 às 16h17
Ufal apresenta campanha Pense Consciente para funcionários terceirizados

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Em encontro realizado na última semana, no auditório da Reitoria, representantes do Gabinete do Reitor, da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentaram a campanha institucional Pense Consciente aos funcionários terceirizados das áreas de recepção e limpeza e manutenção das unidades administrativas e acadêmicas do Campus A.C. Simões, em Maceió.

A ação que tem como finalidade sensibilizar a comunidade acadêmica dos três campi, quanto à economia de água e energia elétrica, foi lançada no mês de abril e já se prepara para dar início à sua segunda etapa. Na primeira fase foram feitos outdoors, proteção de tela dos computadores de setores ligados à rede interna de computadores, banners nos portais da Ufal e posts nas redes sociais oficiais da instituição.

Agora, a intenção é atingir os setores mais diretamente, com cartazes, adesivos e panfletos que tragam lembretes de práticas simples, tais como apagar a luz ao sair da sala ou fechar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, que podem ser praticadas por todos e que significarão uma grande economia no final do mês.

Vocês [funcionários terceirizados] serão nossos parceiros, pois são vocês que estão cotidianamente nos setores, nos blocos, nas unidades acadêmicas. Nós estamos pedindo que sejam multiplicadores desta iniciativa e nos ajude a atingir o objetivo da campanha”, explicou o chefe de gabinete, Elias Barbosa, em pronunciamento voltado para eles.

Ainda durante o encontro, a relações públicas da Universidade, Janaína Alves, também apresentou as ações desenvolvidas e antecipou os próximos passos, que serão fundamentais, não somente por conta do corte de gastos, mas para uma reeducação geral no aproveitamento dos recursos naturais.

Para a funcionária Fátima Fagundes, que trabalha na Ufal há 12 anos, e hoje está lotada na Reitoria, as atitudes abordadas na campanha já fazem parte de seu trabalho e, por isso, se adaptar a elas será muito fácil. “Eu já me preocupo em desligar as luzes, os aparelhos de ar condicionado e os computadores das salas onde não há ninguém há muito tempo. Eu sempre fiz isso aqui [na Ufal] e em casa. Agora com esse aumento no preço eu estou sentindo no bolso imagina a Ufal desse tamanho todo”, declarou.

Campanha

A campanha Pense Consciente atende ao Decreto 8.389/2015, da Presidência da República, e à Portaria nº 23, de 12 de fevereiro de 2015, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e conta também com um manual de consumo consciente de água e energia elétrica, elaborado pela Ascom, que ajuda a entender as determinações do decreto federal e do memorando emitido pelo gabinete do Reitor, disponível neste link.

Leia mais em: Ufal implanta campanha “Pense Consciente” para economizar água e energia

Memorando Campanha Pense Consciente