Servidor vai fazer doutorado sanduíche em Londres

Adilson Sabino comemora conquista e diz que este é o maior momento de sua carreira profissional

- Atualizado em
Adilson será recebido pelo professor Geoff Hawkes

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Aluno do doutorado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas, Adilson Sabino é servidor técnico em Laboratório da Ufal desde 2008. Seu trabalho com a equipe do Laboratório de Ressonância Magnética e Nuclear do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) o levou a conseguir uma vaga em doutorado sanduíche na Imperial College London, uma das cinco melhores universidades do mundo, segundo a revista Exame.

Para ele, que fez a graduação e o mestrado no IQB, este é o maior momento de sua carreira profissional. “É a primeira vez que irei ao exterior. Morar em Londres, viver uma nova cultura e aprender uma outra língua já é incrível e ainda de quebra estudar um ano em uma universidade como o Imperial College London”, conta Adilson.

Sua pesquisa na área de Ecologia Química é orientada pelo professor Edson de Souza Bento e tem apoio da Embrapa, que faz tanto suporte técnico como auxilia com uma equipe de pesquisadores. Além do serviço como técnico-administrativo, o pesquisador atua em projetos de pesquisas na área de ressonância magnética nuclear (RMN) e auxilia alunos de graduação e pós-graduação em pesquisas envolvendo a aplicação da RMN nos estudos de fármacos, própolis e ecologia química. “Espero que, quando retornar, eu possa contribuir ainda mais no desenvolvimento de pesquisas envolvendo a RMN”, diz.

Segundo Adilson a ida à Londres, que acontece no próximo dia 11 de maio, foi possível através do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), após um vínculo entre a Ufal e a Universidade inglesa. Lá, ele será recebido pelos professores Geoff Hawkes e Jia li. Ele ressalta ainda o apoio da Universidade em sua qualificação técnica.

O Laboratório de Ressonância está em expansão e deve finalizar o novo prédio ainda este ano, com a aquisição de novos e modernos equipamentos, daí a importância da qualificação e capacitação dos servidores, não só do IQB mas de toda a Universidade”, diz. Para ele, o apoio do orientador, como de outros professores do IQB foram primordiais nas conquistas que vem alcançando.

Leia mais: Instituto de Química amplia cooperação internacional em pesquisa científica e formação de pesquisadores