Prograd promove oficina de projetos pedagógicos para cursos de graduação

Primeira etapa do evento reuniu coordenadores de cursos e membros do Núcleo Docente Estruturante

- Atualizado em

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

Na manhã da última quarta-feira (8), a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou a Oficina de Projetos Pedagógicos de Curso de Graduação. A atividade faz parte do Programa de Formação Continuada em Docência em Ensino Superior (Proford) e contou com a presença da professora e ministrante da oficina, Maria Antonieta Albuquerque, além dos coordenadores de cursos de graduação e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Ufal.

Jean Luiz Davino, técnico em assuntos educacionais da Prograd, ressaltou o objetivo e a importância da oficina para a Universidade. “O objetivo é justamente preparar os coordenadores, sobretudo os docentes que assumiram recentemente a coordenação dos cursos da Ufal, a lidar com a parte técnica dos projetos pedagógicos do seu curso. Os PPCs [Projetos Pedagógicos dos Cursos] são documentos institucionais, e por isso precisam ser bem elaborados de acordo com os elementos e requisitos fundamentais”, ressaltou.

Para a Prograd, ações como os cursos e oficinas realizados por meio do Proford fornecem aos docentes e gestores da Ufal um maior preparo para que, cada vez mais, o corpo docente da instituição se fortaleça e melhore seu desempenho no cenário nacional.

Próximas ações

Outras oficinas acontecerão também no Campus do Sertão em 22 de abril e no Campus Arapiraca, nos dias 14 de abril e 5 de maio. Em Maceió, a primeira etapa da oficina discutiu a formulação dos PPCs além da orientação quanto à elaboração e revisão crítica dos mesmos, conforme as determinações da Secretária de Educação Superior (Sesu).

Na segunda etapa, acontecerá a parte prática da atividade, onde haverá a discussão dos PPCs já revistos e a forma de inserção das informações nos instrumentos de avaliação de cursos do e-MEC. Para mais informações das próximas oficinas entre em contato com a Prograd por meio do telefone (82) 3214-1066.