Reunião discute importância dos Programas de Monitoria e Tutoria

Edital oferta 270 vagas para alunos dos mais diversos cursos de graduação até o dia 3 de abril

- Atualizado em
Reunião discute importância dos Programas de Monitoria e Tutoria

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

No início deste mês, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou edital que oferta 270 vagas para estudantes de graduação concorrerem à seleção de monitoria e do Programa Piloto de Tutoria. Ambos, inclusive, foram tema de uma reunião realizada no último dia 10 no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), onde foi discutida a importância dos projetos para a instituição.

Além da presença do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros; da gerente de programas e projetos da Prograd, Cristina Castro, a reunião contou com a presença dos coordenadores de Monitoria dos campi. Eles foram alertados sobre a possibilidade de, neste ano, as Unidades Acadêmicas poderem fazer um direcionamento de bolsas do Programa de Monitoria para atividades de Tutoria.

A Tutoria é uma ação voltada para o auxilio de estudantes do 1º e 2º semestres da graduação com dificuldades em conhecimentos básicos necessários às disciplinas introdutórias de seus cursos e também àqueles reprovados nas disciplinas básicas no decorrer do curso de graduação. Dessa forma, a critério de cada Unidade, é possível direcionar bolsas do programa de Monitoria para atividades de Tutoria”, disse Cristina.

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, destacou as principais diferenças entre os programas de Monitoria e Tutoria. “Enquanto a primeira [Monitoria] estimula o discente à docência e contempla todos os períodos e todas as disciplinas do curso, a segunda [Tutoria] é mais objetiva, com foco nos alunos ingressantes - os chamados feras – identificando, assim, suas dificuldades básicas e preparando-os para prosseguirem no seu curso de graduação”, explicou.

Sobre o Programa de Tutoria

Segundo Cristina, o Programa Piloto de Tutoria tem como objetivo diminuir índices de reprovação e de evasão, além de, consequentemente, contribuir para a qualidade da formação acadêmica dos estudantes. Para ser tutor, o aluno deve estar matriculado regularmente em algum curso de graduação e ter sido aprovado no processo seletivo e na disciplina ou área de conhecimento em que pretende atuar como tal com média de, no mínimo, 7.0 pontos.

O estudante deve, ainda, dispor de até 12h semanais para o desempenho das atividades de tutoria e ter cursado, preferencialmente, no mínimo 50% da carga horária de integralização do curso de origem. “O papel do tutor é acompanhar os alunos tutorandos exercendo atividades de tutoria e contando com o auxílio do professor orientador”, reitera Cristina Castro.

Edital segue até 3 de abril

O edital lançado pela Prograd e que oferta 270 vagas para os programas de Monitoria e Tutoria da Universidade segue aberto até 3 de abril. A oferta contempla alunos do Campus A.C. Simões, em Maceió e das Unidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa. Confira o edital por meio do link.