Proford apresenta atividades especiais no Pins 2015

Palestras, rodas de conversas e conferências foram voltadas especificamente para docentes

- Atualizado em
Docentes participam atentos das atividades do Proford | nothing
Docentes participam atentos das atividades do Proford

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo

No segundo dia da primeira edição de 2015 do Programa de inserção ao Novo Servidor (Pins), docentes recém-nomeados para os três campi da Universidade Federal de Alagoas tiveram atividades específicas voltadas para suas áreas de atuação. Palestras, rodas de conversa e conferências fizeram parte das atividades especiais do Programa de Formação Continuada em Docência em Ensino Superior (Proford). Técnicos também foram contemplados com programação exclusiva.

Acontecendo desde a quarta-feira (25), o Pins direcionou as atividades de seu segundo dia para técnicos e docentes, abordando temas específicos para os dois segmentos. Na parte da manhã, houveram palestras sobre o Sistema Integrado de Gestão (SIG) e a apresentação das Pró-reitorias de forma conjunta.

Programação variada

No período da tarde, as atividades foram específicas para técnicos administrativos com a apresentação das representações sindicais da categoria: Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e da Comissão Interna de Supervisão (CIS), além de palestras sobre a Gestão do Conhecimento da Universidade, com o administrador Daniell Pontes e Reflexões Sobre a Ética do Servidor Público, ministrada pelo professor José Vicente Ferreira.

Para os docentes, houve a palestra Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem na Educação Superior, ministrada pelo professor Rodrigo Pereira, do Campus do Sertão e a Conferência sobre Docência Presencial e Online na Educação Superior: Concepções e Práticas, ministrada pelo professor Luís Paulo Mercado da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).

De acordo com a presidente do Comitê de Avaliação e Acompanhamento (CAAP) do Proford, Vera Pontes, o programa que é destinado a formação continuada dos docentes, mais especificamente dos que estão ingressando na instituição, já tem outra etapa prevista para abril e que segue até maio, onde os docentes participantes das atividades destes três dias poderão concluir sua formação e da qual professores estáveis também poderão participar.

A programação do Pins e Proford acontece até esta sexta-feira, 27, com atividades específicas para docentes com as palestras de apresentação da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e a roda de conversa Compartilhando docência na Ufal na perspectiva do ensino-pesquisa-extensão, com os expositores Roberaldo Carvalho, Roberto Vasconcelos, Walter Matias, Rosana Quintella, com mediação do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros e do professor Alexandre Marques.

Já para os técnicos administrativos, acontecerão as palestras Motivação profissional/Relações interpessoais no trabalho, proferida pelo professor Heder Rangel e a palestra Saúde Mental no Trabalho, feita pela enfermeira Maria Zélia Lessa, além de um treinamento específico para os técnicos dos laboratórios da área da saúde sobre o Almoxarifado Biotério Central/SIGRH/SIPA, conduzido pelo diretor do Biocen, Elvan Nascimento.