Professoras lançam livro sobre estágio supervisionado em Geografia

Escrito em parceria com alunos, a obra reúne artigos que falam da contribuição da prática para formação de docentes

- Atualizado em
Organizadoras do livro, as professoras Adriana Rocha, Jacqueline Praxedes e Gilcileide da Silva

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Professoras do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) lançam o livro Estágio Supervisionado: contribuições na formação do professor de Geografia, com solenidade de pré-lançamento a ser realizada no dia 25 de março, no auditório da Biblioteca Central da Ufal, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

A obra é organizada conjuntamente pelas docentes Jacqueline Praxedes e Gilcileide da Silva, da Ufal, e Jenaice Ferro e Adriana Viana, da Uneal, e reúne artigos elaborados por professores e alunos de licenciatura das duas universidades. A abordagem é o ensino da Geografia na educação básica a partir da vivência dos próprios discentes durante suas experiências de estágio.

Para a professora Jacqueline Praxedes, o livro é um marco para o curso de licenciatura em Geografia, pois é o primeiro elaborado em parceria por professores e alunos. Já para Jenaice Ferro e Adriana Viana, o livro representa, para os graduandos que nunca tiveram experiência nos espaços escolares na condição de docentes, um momento de contato com seu campo profissional.

É o que também acha a aluna da Ufal, Rosa Lia Lopes. “O livro é uma realização profissional e pessoal, além de ser uma ferramenta importante para outros estudantes da área”, comentou. Já para Fernando da Silva, estudante da Uneal, a publicação resgata a importância e se adianta ao debate de vários temas vivenciados pelos estudantes em seus estágios

Publicado pela Edufal, o livro tem prefácio do professor do departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Capuano Scarlato, e contracapa da professora da Faculdade de Educação da USP, Selma Garrido Pimenta. É a primeira obra que trata da importância e contribuições do estágio supervisionado para a formação do pofessor de Geografia, lançada pela editora da Ufal.

A solenidade de pré-lançamento acontecerá a partir das 19h e contará com uma palestra da professora Regina Brasileiro, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), abordando a importância da pesquisa e da produção acadêmica nos estágios para a formação docente. O lançamento oficial do livro será no dia 10 de abril, no Espaço Cultural Universitário, na Praça Sinimbu, em Maceió, junto com a inauguração da nova extensão da Edufal.