Novos servidores participam do Programa de Inserção

Primeira edição do Pins 2015 contempla os campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão

- Atualizado em
Rodrigo Brilhante e Március Oliveira acompanham apresentação sobre interiorização | nothing

Diana Monteiro - jornalista

Cerca de 200 servidores recém-nomeados para os três campi da Universidade Federal de Alagoas participam da primeira edição deste ano do Programa de inserção ao Novo Servidor (Pins). O programa, além de significar uma oportunidade de acolhimento aos que estão chegando, tem como finalidades levar o conhecimento sobre a estrutura, funcionamento e rotinas da instituição e de sua importância para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Durante a abertura na manhã da última quarta-feira (25), no Centro de Interesse Comunitário (CIC) a vice-reitora Rachel Rocha destacou que o maior o patrimônio da Ufal são os recursos humanos e do quanto o crescimento, enquanto instituição formadora, depende do engajamento de todos. “Os desafios são muitos e temos sempre muita expectativa com a chegada de novos servidores. A participação de vocês no Programa de Inserção é muito preciosa e de muito trabalho durante esses três dias”, frisou.

Para contextualizar a importância da Universidade no desenvolvimento do Estado que continua com indicadores sociais preocupantes, o Pins trouxe para a abertura o economista Cícero Péricles e o antropólogo Bruno Cesar Cavalcanti, ambos docentes da instituição que enfocaram em suas respectivas áreas o seguinte tema Cenário socioeconômico e cultural de Alagoas: desafios e perspectivas da Ufal. A produtora cultural Simone Cavalcante foi a moderadora do debate.

Já sobre a estrutura funcional da Ufal, a abertura do Pins 2015 contou com a participação do coordenador de Planejamento da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), Joubert Lessa, que reforçou a missão da Ufal: formar competências por meio da produção, multiplicação e recriação dos saberes coletivos e do diálogo com a sociedade.

Ele mostrou também, durante a palestra, que as ações acadêmicas e científicas da Ufal envolvem, atualmente, 3.200 servidores e 32.383 alunos, incluindo os da Educação a Distância (EaD), que disponibiliza atualmente para a sociedade 10 cursos de graduação, seis de especialização e dois cursos de aperfeiçoamento.

Importância da interiorização

Ainda na palestra de abertura, o coordenador de graduação do Campus Arapiraca, Marcius Antônio Oliveira; e do coordenador de graduação do Campus do Sertão, Rogério Brilhante estiveram presentes. Marcius Oliveira destacou a importância do Campus Arapiraca para o desenvolvimento do agreste envolvendo diretamente 37 municípios alagoanos, o que totaliza um milhão de habitantes daquela região.

Reforçou, também, a implantação do curso de Medicina que começa a funcionar a partir do segundo semestre deste ano e dos convênios já concretizados com hospitais locais, entre eles a Unidade de Emergência do Agreste e postos de saúde.  Aproveitou, ainda, para destacar ainda o bom conceito dos cursos já avaliados pelo MEC e dos avanços nas áreas de graduação e pós-graduação.

Já Rogério Brilhante disse, durante a palestra, que as ações do Campus do Sertão abrangem 55 cidades daquela região e que 97% dos alunos são de Alagoas, o que demonstra a inserção da Ufal na formação e qualificação de recursos humanos locais, voltadas ao desenvolvimento do Estado. Enfatizou o crescimento das áreas de ensino, pesquisa e extensão, reforço positivo para a boa avaliação dos cursos de graduação.

Com sede em Delmiro Gouveia e com Unidade de Ensino em Santana de Ipanema, o Campus do Sertão, pela proximidade geográfica que tem com a Bahia, Sergipe e Pernambuco, envolve diretamente vários municípios desses estados, extrapolando as fronteiras alagoanas. Segundo Rogério, é registrado, também, o alcance em outros estados como, Acre, São Paulo, Minas Gerais e Ceará, o que totaliza um significativo percentual de 14% integrado às ações acadêmicas do campus sertanejo, demonstrando a positividade da interiorização da Ufal.

Sobre o Pins

Coordenado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o Pins conta com a parceria da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford).  Presentes também à abertura os pró-reitores Sílvia Cardeal, Amauri Barros e Pedro Nelson. O encerramento da programação será nesta sexta-feira, 27.