Funcionários do RU participam de capacitação sobre segurança alimentar

Atividade acontece semestralmente e segue até o fim desta semana

10/03/2015 13h50
A professora Laudilse de Morais Souza palestra sobre boas praticas para segurança alimentar

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo

Os funcionários do Restaurante Universitário (RU) do Campus A.C. Simões, em Maceió, e do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, participaram durante a última semana da capacitação semestral promovida pela administração do RU, com foco em segurança alimentar. Conduzida pelas encarregadas do restaurante, Leurides Garcia, Lilian Farias, Maxilliane Sampaio e Poliana Cavalcante, a capacitação foi dividida em três etapas: Armazenamento e estocagem de alimentos, higienização na manipulação de alimentos e manutenção e limpeza de equipamentos de cozinha industrial.

A nutricionista Milena Fernandes, administradora do RU, ressalta a importância da periodicidade destas capacitações para preparar o funcionário que vai lidar com o alimento e a clientela do restaurante. “A principal finalidade é formar um profissional consciente e capacitado para exercer suas funções, além de fixar o conhecimento para aqueles que já participaram das atividades outras vezes”, explicou. Por isso, uma grande preocupação para a administradora são as atividades promovidas durante os encontros, a fim de torná-los mais atrativos e prazerosos.

Neste semestre, os participantes contaram com a palestra Boas práticas para segurança alimentar, com a professora da Faculdade de Nutrição (Fanut) e supervisora de estágios do RU, Laudilse de Morais, com foco no Programa de Segurança Alimentar. Outro tema em debate foi Manutenção de equipamentos de cozinha industrial, ministrada pelo técnico-administrativo Márcio Ferreira, que também é técnico em eletrônica. A parte prática deste treinamento acontece durante esta semana, no RU.

Para a professora Laudilse de Morais, é fundamental fazer com que esses profissionais se sintam inseridos dentro de um programa maior, com objetivo geral e saber que podem fazer a diferença para uma clientela muitas vezes vulneráveis a vários distúrbios nutricionais. “Acho muito importante a constante reciclagem dos funcionários, mas principalmente fazer com que eles entendam o motivo pelos quais eles precisam seguir determinadas normas e modos de execução. Que compreendam a importância de seu trabalho e possam fazê-lo com mais prazer e empenho”, destacou.