Ufal alcança cerca de seis mil inserções na mídia em 2014

Destaque vai para o aumento de 200% na interação com os públicos após implantação dos perfis oficiais da Universidade nas redes sociais

02/03/2015 18h26 - Atualizado em 10/03/2015 às 16h30
Relatório de atividades de 2014

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou mais uma prestação de contas com a apresentação do relatório de mídia do ano de 2014. Entre os números positivos alcançados nos mais diversos meios de comunicação, como sites, TVs e jornais impressos, a Universidade comemora o aumento de 200% na interação com todos os públicos após implantação dos perfis oficiais da Ufal nas redes sociais.

Em mais um ano, a Ascom conseguiu manter a meta da gestão da Ufal, que é de aproximar, cada vez mais, a instituição da sociedade. Esse processo se dá por meio da divulgação na mídia de suas ações acadêmicas e científicas, além dos projetos desenvolvidos. E com a chegada da Universidade nas redes sociais, em caráter oficial, tínhamos apenas o Twitter com 12 mil seguidores e ampliamos para um público de 40 mil pessoas entre Twitter, Facebook e Instagram”, comemorou Simoneide Araújo, coordenadora da Ascom.

O trabalho da equipe é intenso. Em 2014, a Ascom produziu mais de 1.400 matérias que foram publicadas nos portais Geral, Estudante e do Servidor e obteve um ótimo retorno. “Do total de matérias produzidas, tivemos um retorno muito positivo, chegando a 2.466 publicações em sites, jornais impressos, rádio e TVs. As matérias publicadas nos portais tiveram repercussão nas redes sociais, antes mesmo de a Ufal ter a fanpage oficial do Facebook. Foram mais 71 mil recomendações, sendo 53.462 nas matérias publicadas no portal geral, 8.778 nas do portal do estudante e 9.183 nas do portal do servidor”, explicou Simoneide.

Ufal na Mídia: registro internacional

Todo o espaço da Ufal nos meios de comunicação é espontâneo, ou seja, a Universidade não paga para aparecer em sites, TVs, rádios e jornais impressos. A equipe da Ascom conseguiu registrar quase 5,6 mil inserções da Ufal na Mídia em 2014. Outro destaque fica por conta da presença da Ufal em noticiário internacional “Também inauguramos a inserção da Ufal em noticiário internacional. Trata-se de um jornal do Japão, o The Mainichi (em inglês), resultado e atendimento à imprensa”, vibrou Simoneide.

Quer conferir o relatório? Acesse aqui.

Portais: 10 milhões de acessos

A Ascom também comemora o alto índice de acesso aos portais. Entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro, foram quase 10 milhões de acessos. Neste ano, os três portais da Ufal passaram por algumas alterações no visual. A ideia desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) foi de fazer com que os usuários de ferramentas móveis pudessem ter um acesso de qualidade, assim como aqueles que visitam as páginas pelo computador.

De acordo com o Google Analytics, ferramenta que analisa dados de acesso de sites, somente o Portal Geral da Universidade conquistou quase 794 mil usuários únicos e quase 2 milhões e 200 mil sessões. A ferramenta mostra ainda os estados e países em que o Portal foi acessado. Além do Brasil, com o maior registro, países como Índia, Estados Unidos e Alemanha visitaram o site. Quanto às cidades, além de Maceió, que obteve maior número de sessões, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília são alguns dos outros locais do país que deram uma passeada pelo Portal.

O Portal do Estudante quase dobrou o número de visitantes. Em 2014, foram pouco mais de 227 mil usuários e 560 mil sessões. Países como Índia, Portugal, Espanha e Angola visitaram o site. Quanto às cidades, Palmeira dos Índios, Salvador, Belo Horizonte e Recife estão entre as dez mais da lista registrada pela ferramenta.

E, seguindo a lógica de crescimento, o Portal do Servidor alcançou a marca de 534 mil visualizações de página em 2014 e chegou a ser acessado de países como Portugal, Moçambique, Alemanha, Canadá e França. Quanto às cidades, Palmeira dos Índios, Arapiraca, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro aparecem na lista.

Entenda: usuários e sessões

Dentre novos e recorrentes, de acordo com Google Analytics, os usuários são aqueles que realizaram pelo menos uma sessão no período escolhido – neste caso, o ano de 2014. Por sessão, a ferramenta considera o período em que um usuário fica engajado de forma ativa no site – seja por exibições da tela, eventos ou qualquer outro acesso, o que equivale a uma sessão.