Aposentado do Mês: Manoel Mota se despede da Ufal após 33 anos

Primeiro e único fotógrafo da Universidade foi homenageado pelos colegas de trabalho da Assessoria de Comunicação

09/02/2015 15h24 - Atualizado em 13/02/2015 às 12h51
Manoel foi homenageado pelos colegas de Ascom com uma placa de agradecimento ao seu trabalho por todos esses anos

Manoel foi homenageado pelos colegas de Ascom com uma placa de agradecimento ao seu trabalho por todos esses anos

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A emoção tomou conta da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na manhã da última sexta-feira (6), quando o servidor Manoel Correia da Mota anunciou sua aposentadoria. Após 33 anos de serviços prestados a esta instituição, Manoel encerrou sua jornada na Ufal e foi homenageado pelos colegas de Ascom com uma placa de agradecimento ao seu trabalho por todo esse tempo.

A coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo, entregou-lhe a singela homenagem e agradeceu-lhe pela sua importante contribuição para a instituição. “Agradecemos imensamente por todos esses anos dedicados ao crescimento da Ufal. Obrigado pelo profissionalismo, bom caráter, comprometimento com nossa instituição e por ser Ufal. Esta é uma homenagem de toda a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas”, exclamou Simoneide, ao ler a placa em homenagem ao profissional.

Na ocasião, Manoel fez um agradecimento especial às servidoras Diana Monteiro e Márcia Alencar, colegas de trabalho e que estiveram com ele desde a inauguração do setor. “Aqui [na Ufal] eu me dediquei, prosperei e fiz tudo o que estava ao meu alcance para a Universidade ir à frente. Não sei se fui o bastante, mas hoje estou entregando esse espaço a outro que eu espero que continue por muitos anos. Agradeço, em especial, à Márcia, que sempre deu muito apoio a minha pessoa, à Diana… grande companheira de trabalho! Mas, levo todos em meu coração”, disse.

A jornalista Diana Monteiro destacou a contribuição do profissional para a maior instituição de ensino superior de Alagoas. “É inegável sua parceria no crescimento da nossa querida e estimada Ufal. Ele faz parte de forma estratégica, pois não há história sem memória e a memória fotográfica mostra a realidade de etapas e fatos que sempre impulsionaram um crescimento da Universidade. É um privilégio para poucos deixar uma marca com tanta positividade a ser lembrada para sempre. Obrigado, Manoel”, disse.

Primeiro e único fotógrafo do quadro da Ufal, Manoel Mota entrou na instituição em 1º de junho de 1982 com a função de Técnico em Cinematografia e, desde então, sempre registrou importantes momentos vividos pela comunidade acadêmica. Suas lentes registraram seis reitores e diversas autoridades nacionais, entre elas os presidentes Tancredo Neves, em visita à instituição na campanha das Diretas Já, no início da década de 1980 e o senador Fernando Collor.

Dentre outros registros, são parte do portfólio de Manoel Mota o início da Hidrelétrica do Xingó; a homenagem ao educador e filósofo Paulo Freire, quando recebeu da Ufal o título de Doutor Honoris Causa; a inauguração dos campi do interior e de seus respectivos polos de ensino, além dos momentos de greves pelos quais a Universidade passou durante essas mais de três décadas. Leia mais sobre o profissional clicando aqui.