Ufal comemora 54 anos com avanços para servidores

Inúmeras melhorias foram implantadas ao longo dos últimos anos

23/01/2015 11h18 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h31
Silvia Cardeal, pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho

Janaina Alves – relações públicas

Em 2015, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completa 54 anos de serviços prestados à sociedade alagoana. Ao longo das mais de cinco décadas, a melhor e maior instituição de ensino superior do Estado conseguiu se reinventar e continua, até os dias de hoje, a buscar a inovação de seus processos e a modernização de suas instalações. Tudo isso para proporcionar uma melhoria constante no ensino, na pesquisa e na extensão, mas, também, no atendimento às demandas dos servidores.

Por trás de muitos dos avanços pelos quais a Ufal passou estão seus servidores. Pessoas que se dedicam e se comprometem com o dia a dia da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento da instituição. Por isso, nada melhor do que lembrar algumas das conquistas que professores e técnicos tiveram. O diretor-adjunto do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Thiago Felipe, conta as principais vantagens percebidas pelos servidores ao longo dos últimos anos.

Segundo ele, a Lei nº 12.772 de 2012 trouxe para os servidores uma alteração com relação ao somatório de carga horária dos cursos de capacitação. “Nesse caso, o servidor que precisa cumprir uma determinada carga horária para progredir na carreira, pode apresentar vários certificados com cargas horárias de pelo menos 20 horas/aula e somar para obter a progressão. Antes isso não era possível e dificultava a vida dos servidores que, muitas vezes, não conseguiam cumprir a exigência de uma vez só”, comentou.

Além disso, em 2013, houve uma ampliação no atendimento da Universidade, que passou a funcionar das 7h às 19h, horário ininterrupto da área administrativa. Isso possibilitou que servidores e alunos pudessem receber atendimento nos três turnos. Com essa melhoria, houve também a chance de novos servidores serem contratados, o que também contribuiu para a melhoria do atendimento em todo o Campus A.C. Simões, em Maceió.

“O DAP, por exemplo, no início dessa gestão, tinha apenas 28 servidores. Atualmente somos 50”, disse Thiago. Isso significa mais celeridade no atendimento prestado ao servidor. Mas não foi apenas o DAP que se beneficiou com as novas contratações. Desde 2010, foram contratados mais de 960 novos servidores para todos os campi da Universidade, entre docentes e técnicos.

Outro avanço significativo, de acordo com Thiago, foi a criação do Banco Equivalente, um sistema que permite a reposição imediata do servidor aposentado ou exonerado. “Antes do Banco Equivalente, para repor uma vaga, era necessário solicitar autorização do Ministério do Planejamento ou do Ministério da Educação (MEC). Hoje em dia não é mais assim”, acrescentou.

Capacitação de Servidores

Além dos avanços na infraestrutura que melhoram, a cada dia, o cotidiano de quem trabalha na Ufal, houve a implementação de melhorias também no que diz respeito à capacitação dos servidores. Isso porque o processo de produzir, multiplicar e recriar o saber constitui-se em natureza primária da instituição. De acordo com a Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal, a Universidade vem conseguindo sistematizar investimentos em programas de capacitação nos últimos dez anos e, a cada novo exercício, vem conseguindo aprimorá-los.

“Para 2015, a Ufal, por meio da Progep, apresenta seu Plano Anual de Capacitação com uma proposta de cursos por linhas de desenvolvimento e áreas de atuação; reitera a oferta de bolsas de incentivo à qualificação para técnicos e docentes, na modalidade stricto sensu (mestrado e doutorado), por meio do Programa de Desenvolvimento (Prodep); prevê uma parcela orçamentária para a participação de servidores em eventos externos de capacitação, entre outras ações que visam ao processo permanente e deliberado de aprendizagem, com foco no desenvolvimento de competências institucionais com o desenvolvimento de competências individuais dos seus servidores”, disse.

Plano Anual de Capacitação

O Plano Anual de Capacitação da Universidade Federal de Alagoas visa a atender as três formas de progressão do servidor, direcionando cursos para o desenvolvimento de suas competências institucionais e pessoais. Todos os anos são capacitados, em média, 1.300 servidores, o que significa novos horizontes para os participantes dos cursos.

Além disso, com os certificados de conclusão, os servidores podem ter acesso à progressão horizontal, o que se configura como um crescimento na carreira. “Consolidamos uma primeira década de autoconhecimento constatando que mais de 90% do nosso corpo funcional alcançou progressão em decorrência dessas ações de capacitação”, concluiu a pró-reitora.