Funcionários da limpeza participam de treinamento sobre resíduos

Capacitação envolveu mais de 200 participantes no auditório da Reitoria

12/01/2015 15h53 - Atualizado em 12/01/2015 às 15h56
Funcionários da limpeza participam de treinamento sobre resíduos

Funcionários da limpeza participam de treinamento sobre resíduos

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Os mais de 200 funcionários da ACR Serviços Industriais, empresa que presta serviços de limpeza à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram na tarde da última sexta-feira (9) de um treinamento sobre gerenciamento de resíduos, realizado no  auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Organizado pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e dirigida pela Serquip, especialista em tratamento de lixo hospitalar, o treinamento abordou conceitos de reciclagem, tempo de decomposição de resíduos e modos de descarte; além de como fazer a destinação final de tais materiais.

Segundo Christianne Ramalho, fiscal do contrato entre a Universidade e a empresa ACR, a capacitação teve como foco a instrução dos funcionários, quanto ao gerenciamento de resíduos como um todo, no entanto, eles não estão habilitados a separar os materiais de lixo hospitalar, por exemplo, trabalho dos diversos laboratórios e profissionais especializados. “Vocês precisam estar informados dos procedimentos, mas não estamos transferindo trabalho que não é da competência de vocês”, explicou.

Alguns setores da Ufal, como o Centro de Tecnologia (Ctec), já iniciaram um trabalho de coleta de materiais recicláveis, seja papel, plástico ou metal. Para a funcionária Fátima Fagundes, que cuida de parte da limpeza da Reitoria, o treinamento é importante pois atualiza o modo como funcionam alguns materiais e serviços. “Tivemos outra reunião dessas a pouco tempo, e aprendemos sobre o uso dos materiais e como fazer as atividades”, disse.

Durante a capacitação também se falou sobre a importância da coleta seletiva e procedimentos de logística e manuseio de bombonas e reciclagem; alertando-os sobre os riscos de exposição e manuseio de resíduos infectantes e perfuro cortante.

Quadro

Hoje, a Ufal conta com 213 funcionários terceirizados pela empresa ACR e que são avaliados mensalmente pelos setores onde trabalham. Aqui, no Portal do Servidor, você também recebe a divulgação para o envio das avaliações de limpeza. A Universidade, por meio da Sinfra, já planeja um novo treinamento. Dessa vez, será voltado para os funcionários dos laboratórios e setores onde há coleta de resíduos.