Continuam abertas as inscrições para bolsas do Prodep

Serão selecionados dez servidores entre mestrandos e doutorandos

10/01/2015 13h45 - Atualizado em 19/01/2015 às 13h52

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Continuam abertas as inscrições para mais um edital de bolsas do Programa de Desenvolvimento de Pessoal (Prodep). O prazo encerra-se nesta segunda-feira, 19 e os servidores que estiverem de acordo com o edital, podem acessar formulário online no Portal do Servidor e enviar os documentos solicitados. A seleção têm o objetivo de apoiar servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade Federal de Alagoas em atividades de qualificação, em nível de pós-graduação stricto sensu; ou seja, mestrado e doutorado. 

Serão disponibilizadas dez bolsas, sendo oito para mestrado e dois para doutorado para técnicos e a mesma quantidade para docentes. Para se inscrever, os servidores técnico-administrativos devem seguir alguns pré-requisitos, como:

  • pertencer ao quadro permanente da Ufal e estar em efetivo exercício;

  • estar aprovado ou regularmente matriculado em programa de pós-graduação stricto sensu, devidamente reconhecido pela Capes/MEC;

  • ser titular de cargo efetivo na Ufal há pelo menos três anos para mestrado, e quatro anos para doutorado, incluindo o período de estágio probatório;

  • nos dois anos anteriores à data de afastamento, não ter usufruído de licença para tratar de assuntos particulares ou licença com fundamento no artigo 96-A da Lei nº 8112/90;

  • não ter sido beneficiado com bolsa da mesma modalidade por um período igual ou superior ao estabelecido ao edital;

  • assinar o termo de compromisso;

  • ver a compatibilidade do curso pretendido com o cargo ou função ocupado;

  • não ter registro de Processo Administrativo Disciplinar concluído, com aplicação de penalidade e não possuir o grau de qualificação ou titulação equivalente à oferta.

A bolsa de mestrado será concedida pelo prazo máximo de um ano, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite de 24 meses. Já a bolsa de doutorado será concedida pelo prazo máximo de 36 meses. O pagamento é com recurso da própria Universidade, por meio do Programa de Capacitação do Servidor Público Federal e só terá início após a publicação da portaria de afastamento e comprovante de matrícula.

Os valores da bolsa serão equivalentes aos fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para mais informações, consulte o edital 120/2014 (para técnicos) e edital 119/2014 (docentes), no Portal do Servidor.