Coordenadores e professores dos cursos EAD ganham equipe para auxiliar na utilização do Moodle

Cied cria Coordenação de Suporte Pedagógico ao Moodle para dinamizar uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem

11/12/2014 14h09 - Atualizado em 18/12/2014 às 18h07
Josilan Barbosa, coordenador do grupo de apoio ao Moodle da Cied

Ascom Cied

Os coordenadores e professores dos cursos EAD da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) agora podem contar com uma equipe da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) montada, exclusivamente, para auxiliá-los na utilização eficiente do ambiente virtual de aprendizagem. A Coordenação de Suporte Pedagógico ao Moodle, no primeiro momento, vai orientar na alimentação dos conteúdos das aulas; no uso das ferramentas e na padronização da estrutura dos cursos no Moodle.

Essa nova equipe faz parte do Núcleo de Produção de Materiais Didáticos da Cied e está sob a coordenação de Josilan Paulino Barbosa. “A criação do suporte tem como objetivo principal oferecer apoio pedagógico no sentido de trabalhar de maneira parceira com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), responsável pela parte técnica do ambiente virtual.”

Segundo ele, a equipe ainda está em fase de treinamento, mas já vem colhendo bons frutos. A intenção, explica, é que o próximo passo seja ampliar o raio de atendimento incluindo tutores e alunos dos cursos EAD. Além disso, as solicitações dos coordenadores e professores podem ser feitas por meio de orientações por telefone, e-mail e de maneira presencial com agendamento. Ele esclarece também que a equipe não irá fazer a alimentação do conteúdo das aulas, mas auxiliar os professores para realizar esse trabalho da maneira mais eficaz possível.

Dinamizando uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Guilmer Brito, coordenador do Núcleo de Produção de Materiais Didáticos, afirma que a criação do novo grupo de trabalho da Cied é uma importante ferramenta para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem no Moodle, pois irá dinamizar os conteúdos das aulas.

A ideia desse novo setor surgiu por conta do aumento da demanda do uso da plataforma Moodle na Ufal. Com a expansão das várias modalidades dos cursos EAD, o NTI [Núcleo de Tecnologia da Informação] não tinha como corpo técnico suficiente para atender as novas demandas. A partir dessa realidade, começamos a pensar em estratégias para sanar esses problemas, foi quando surgiu a proposta de criar na Cied um grupo para dar apoio aos professores nas questões referentes a plataforma, como dúvidas na montagem e configurações de disciplinas no ambiente”, explica Brito.

Importante ressaltar que é um trabalho de suporte, que visa orientar e colaborar diante de dificuldades na gestão do sistema. O grupo de apoio funcionará na sala de comunicação e produção de materiais didáticos na sede da Cied, mantendo sempre um membro da equipe presente”, conclui.