Coordenadores do Sistema UAB debatem em fórum nacional

Reunião extraordinária discutiu ampliação de vagas no ensino superior e fortalecimento da educação básica

01/12/2014 11h16 - Atualizado em 01/12/2014 às 17h04

Ascom Cied 

As incertezas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), os desafios do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) na ampliação de vagas no ensino superior e o fortalecimento da educação básica foram as principais discussões da terceira reunião extraordinária do Fórum dos Coordenadores da UAB, realizada nos dias 20 e 21 de novembro no auditório do Hotel Veleiros, em São Luís.   

O encontro foi uma realização da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Na reunião também foram discutidos avanços, obstáculos e possibilidades de superação das fragilidades do Sistema UAB. 

O evento contou com a participação de coordenadores de 71 das 104 instituições integrantes da UAB. O Ministério da Educação (MEC) foi representado pelo diretor de Educação a Distância da Capes, Jean Marc Borges. 

A presidente do Fórum, Maria Luíza Furlan, destacou a satisfação do encontro ter sido realizado no estado do Maranhão. “Quero dizer que é com muita alegria que nós estamos reunidos aqui em São Luís. Para mim é uma honra poder contar com a participação dos reitores das universidades públicas maranhenses, demonstrando o prestígio e a consideração que têm por esta reunião”. 

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), referência em EAD no Nordeste, foi representada pelo coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado. Ele avaliou a reunião como muito produtiva, pois permitiu debater com a Capes os rumos da UAB e as preocupações dos coordenadores em relação a oferta de novos cursos e manutenção dos polos. “As experiências ou práticas inovadoras permitiram conhecer soluções interessantes que outras IES estão desenvolvendo para o cenário da EAD pública”. 

Relatos de prática 

No segundo dia de atividades foram apresentados os relatos das práticas inovadoras desenvolvidas no contexto das IES participantes da UAB. No eixo Práticas Pedagógicas foram apresentados os relatos Estudo dos motivos da evasão nos cursos semipresenciais da UERJ no polo EAD de Nova Friburgo (UERJ), Tutores Regentes e o Estágio Supervisionado na Educação a Distância (Ufscar) e Manual de Acessibilidade (Unesp). 

No eixo Gestão da EAD, foram apresentados Modelo de Gestão de Processos Administrativos para EAD (UEPG), Gestão da Produção de Material Didático: Vídeoaula (Unicentro), Modelo de Avaliação do Desempenho do Profissional Tutor (UFAM). 

Já no eixo Inovações Tecnológicas foram apresentados os relatos Sistema de gestão de demanda e oferta de cursos UAB (UFG), O uso das diretrizes do Universal Design for Learning (UDL): Design Universal para Aprendizagem aplicada no curso de capacitação para formação de práticas da educação a distância para professores do Instituto Federal do Espírito Santo (IFCE), MADE: sistema informatizado para planejamento das disciplinas em educação a distância (UFCE) e Sistema Help Desc e Service Desc do Centro de Educação a Distância (UFU).