Servidoras representam Universidade em evento nacional de Educação

Vera Pontes e Iolanda dos Santos apresentaram experiência do Proford na Ufal

01/10/2014 14h33 - Atualizado em 06/10/2014 às 15h41
Vera Pontes e Iolanda dos Santos apresentaram experiência do Proford na Ufal em evento no Rio Grande do Sul

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

As servidoras Vera Pontes [da Pró-reitoria de Graduação] e Iolanda dos Santos [da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho] representaram a Universidade Federal de Alagoas no 8º Simpósio Nacional de Educação e 2º Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, realizado na cidade de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, entre os dias 24 e 26 de setembro.

Na ocasião, Vera e Iolanda apresentaram o trabalho Institucionalização da formação continuada de docentes: a construção do Proford-Ufal escrito por ambas e pelo professor Luís Paulo Mercado, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). Elas fizeram parte de um grupo de trabalho que elaborou e apresentou à comunidade acadêmica e ao Conselho Universitário (Consuni) a resolução que instituiu o Programa de Formação Continuada a Docência do Ensino Superior (Proford) no âmbito da Ufal.

Nós integramos o GT-4 sobre Docência universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior, o qual se engajou na reflexão sob novas perspectivas, na busca de soluções e de propósitos, no debate de ações voltados para a docência na educação superior, por meio do compartilhamento de pesquisas e projetos bem sucedidos”, explicaram Vera Pontes e Iolanda dos Santos.

Durante o evento, o objetivo foi socializar a experiência de construção do Proford com instituições de ensino superior nacional e internacional. “Na discussão levantada, o grupo sinalizou inquietações com relação às políticas de formação continuada de docente nas IES latino-americanas. Por se tratar da única proposta institucionalizada, a experiência do Proford chamou atenção e foi bastante recebida pelos pesquisadores e profissionais de educação”, complementaram as servidoras.

Por conta disso, as perguntas direcionadas às servidoras se baseavam na necessidade em conhecer toda a metodologia que serviu de base para a regulamentação do Programa, além de seu processo inicial de implementação na Ufal. “Essa questão da institucionalização do Proford repercutiu de forma significativa, por conter em muitas das instituições a vontade de fazer acontecer, mas por outro lado, a dificuldade em instituir uma resolução, por exemplo, que garanta legalmente a efetividade de uma iniciativa como o Proford”, revelou Iolanda.

Na opinião de Vera Pontes, participar do evento significou o fortalecimento da política institucional de formação continuada para docentes. “Participar de um evento dessa magnitude e difundir o Proford, representando a Ufal, é uma experiência que robustece a concepção de que essa categoria de profissionais também vem contribuindo de maneira expressiva para o desenvolvimento da Universidade”, concluiu a servidora.