Professor lança livro sobre o papel da mulher nas bandas de música

Obra é fruto da pesquisa de doutorado de Marcos dos Santos Moreira e teve seu lançamento em Portugal

08/10/2014 15h02
Marcos dos Santos Moreira lançou seu livro em Portugal

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O professor do curso de Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Marcos dos Santos Moreira, lançou no último domingo (5), seu livro A História das Mulheres em Bandas de Música. O lançamento foi realizado na cidade de Santa Maria da Feira, distrito de Viseu, em Portugal. A obra é fruto da pesquisa de doutorado do professor, feito na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e foi concluída em agosto de 2013.

O professor, que é natural de Salvador e leciona na Ufal desde 2008, é pioneiro neste assunto. Marcos conta que sempre teve uma relação muito próxima com as bandas filarmônicas chegando a fundar uma banda na cidade sergipana de Indiaroba, onde trabalhou e se interessou pela temática depois de uma conversa informal, a respeito da forte presença de músicos de banda nas faculdades de Música. Foi então que ele resolveu investigar o papel da mulher nessa relação. “O assunto surgiu como um comentário despretensioso que depois foi amadurecido e acabou se tornando o assunto da minha pesquisa de doutorado, que levou três anos e revelou fatos interessantíssimos a ponto de agora se transformar em livro”, declarou Marcos.

O livro, por sua vez, percorre a historicidade da presença feminina nas bandas filarmônicas do nordeste brasileiro e do norte de Portugal e a criação de bandas exclusivamente femininas, discutindo a relação das mulheres com os instrumentos, a formação de musicistas e maestrinas e os preconceitos enfrentados por elas, com base na psicologia social e educação musical. Para tanto, investigou mais de 100 bandas filarmônicas em todo o Brasil e enfatizou seis bandas em sua tese: três oriundas de Portugal e três do nordeste, uma de cada estado, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Curiosidades da pesquisa

Uma das curiosidades descobertas durante a pesquisa foi a respeito da criação das bandas exclusivamente femininas. A primeira delas sendo fundada no município de Rio Largo, em Alagoas, em 1936, com a regência de Antônio Costa Japiassu, reunindo familiares e funcionárias da fábrica têxtil da cidade.

Outro resultado importante dentro da temática é o que se refere à falta da livre escolha, pelas mulheres, para os instrumentos musicais que desejavam tocar, sendo alguns considerados exclusivamente ‘masculinos’. “O objeto da pesquisa está relacionado às questões de gênero e suas ramificações como patriarcado e feminismo, apresentando como questões políticas e outras implicações inibiram ou impediram, por tanto tempo, a entrada das mulheres nas filarmônicas”, explicou o professor.

A cerimônia de lançamento, através da Cardoso e Conceição, representante de instrumentos musicais em Portugal, contou com a presença da Banda da Amizade, uma das bandas portuguesas pesquisadas.

Lançamento no Brasil

No Brasil, o professor planeja um relançamento com a reedição de acordo com a língua portuguesa brasileira para o ano de 2015, mas sem confirmação de data, por enquanto. Porém, fará um lançamento simbólico durante o 12º Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), que acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Maranhão, onde, na mesma oportunidade, alunos da Ufal apresentarão um pôster sobre o Projeto de Música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), também coordenado pelo professor.