Café-da-manhã reúne mulheres representantes de várias instituições

Objetivo da reunião foi divulgar para a sociedade as ações do Outubro Rosa

09/10/2014 12h03
Lenilda Luna, jornalista da Ascom-Ufal, e Myllena Diniz, aluna de Jornalismo da Ufal

Lenilda Luna, jornalista da Ascom-Ufal, e Myllena Diniz, aluna de Jornalismo da Ufal

Lenilda Luna - jornalista

Na manhã desta quinta-feira, 9, mulheres representantes de vários setores da sociedade participaram de um encontro para divulgar as ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama na campanha conhecida como Outubro Rosa. O principal objetivo é fazer um alerta para a necessidade de prevenção da doença.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o tipo da doença que mais mata as mulheres. Mas pode ser curado se for detectado precocemente. Por isso, o Outubro Rosa é uma ação para estimular as mulheres a fazerem o autoexame e a procurarem o médico para realizar mamografias, pelo menos a cada dois anos.

Estiveram presentes ao café-da-manhã, entre várias representantes, a primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira; a presidente da Casa Lenita Vilela, Tereza Soares; a diretora da ONG Renascer, Nadja Reis; além de médicos oncologistas e radiologistas da Santa Casa de Misericórdia. A Assessoria de Comunicação da Ufal foi representada pela jornalista Lenilda Luna.

O evento foi animado pelo artista Naéliton Santos, que incorporou a personagem Cremilda, para falar de forma descontraída das ações do Outubro Rosa e de como realizar a prevenção. Os médicos, incluindo Marcos Davi Lemos de Melo, coordenador da radioterapia da Santa Casa, também participaram do momento de descontração.

Atividades

Entre as ações que foram divulgadas, estão a adesão da Prefeitura de Maceió e de várias instituições, que estão iluminando prédios e viadutos com luz rosa. A Reitoria da Ufal também está iluminada de rosa neste mês de outubro. Também serão realizadas várias atividades, como palestras, caminhadas e panfletagens.

Esse ano a campanha do Outubro Rosa também cobra a aplicação da Lei 12.732/12 que garante o início do tratamento pelo SUS em até 60 dias após o diagnóstico da doença. A Rede Feminina de Combate ao Câncer é formada por instituições filantrópicas, sem fins lucrativos, que cuidam de portadores de Câncer em todo o país.