Analistas do NTI aprovam trabalhos em eventos científicos

Artigos foram submetidos em dois congressos: um nacional e outro internacional

03/10/2014 17h52 - Atualizado em 03/10/2014 às 17h53

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Analistas do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Alagoas comemoram aprovação de dois artigos em eventos científicos. O primeiro, Uma estratégia para implantação de Sistemas Integrados de Gestão em Instituições Públicas, será apresentado no Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI) e Toward a Gamification Model to Improve IT Service Management Quality on Service Desk no internacional Quatic 2014.

O primeiro artigo será apresentado no SBTI entre os dias 15 e 17 deste mês e foi escrito pelos analistas Luiz Cláudio, Sunny Kelma e Thiago Araújo, além do técnico do NTI, Reinaldo Cabral e apresenta uma estratégia para tratar os principais obstáculos à institucionalização de um Sistema Integrado de Gestão em instituições públicas e relata os aperfeiçoamentos realizados em função das lições aprendidas durante sua aplicação, utilizando a experiência do SIG como estudo de caso.

O segundo artigo foi escrito pelo diretor do NTI, Alan Pedro da Silva; pelo mestrando do IC, Fábio Conceição; pelo técnico Reinaldo Cabral e pelo doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ananias Filho e propõe o desenvolvimento de uma abordagem baseada no conceito de gamificação, que visa estimular engajamento e comprometimento de colaboradores que prestam serviços de TI por meio de estratégias e elementos presentes em jogos.

Na opinião do analista Luiz Cláudio, a aprovação dos artigos mostra a colaboração do Núcleo de Tecnologia da Ufal para a comunidade científica. “É muito importante que nossos analistas participem desse tipo de evento; isso mostra que o NTI está contribuindo para a comunidade científica nacional e internacional. Nos eventos, há oportunidade para que os pesquisadores troquem experiências e transmitam seus resultados; é isso que o NTI tem feito”, comemorou.