Universidade recebe cinco novos servidores

Foram empossados três técnicos de laboratório, uma assistente administrativa e uma docente

25/09/2014 19h05 - Atualizado em 26/09/2014 às 14h20
Empossados fazem juramento

Pedro Barros – estudante de Jornalismo

Nos dias 25 e 26, o reitor Eurico Lôbo nomeou cinco novos servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A instituição recebeu três técnicos de laboratório para o Campus Arapiraca, uma assistente administrativa para o Campus A.C. Simões e uma professora para a Faculdade de Nutrição (Fanut).

Agosto e setembro foram meses de intensa recepção de pessoal. Foram empossados mais de 50 servidores, entre técnicos e docentes, e cerca de 200 participaram, nos dias 9 a 12 deste mês, do Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins), que tem como objetivo promover a integração dos profissionais e apresentar o funcionamento da Universidade. Parte desses contratados formarão o quadro de pessoal do curso de Medicina que será implantado em Arapiraca em 2015.

A nutricionista baiana Carolina Santos Mello, com experiência em Nutrição Clínica, lecionará no curso de Nutrição da Ufal. “Espero contribuir com pesquisas científicas e formando parcerias com os profissionais das universidades onde trabalhei, na Bahia e em São Paulo”, disse.

Fazendo história

Toda posse é um momento histórico, ainda que somente para os envolvidos. Embora marcante, é às vezes, até um momento solitário. O servidor Avelar Brandão teve o privilégio de, ainda em exercício, homenagear a filha Mariana de Oliveira Brandão em sua posse; mas contou que, em seu tempo, foi bem diferente. "Em 1973, quando fui nomeado, prestei esse juramento que vocês acabaram de fazer e ainda cantei o hino nacional, sozinho, de frente para um general do exército, que era o reitor indicado na época pelo Regime Militar. Fico feliz pela oportunidade de estar hoje aqui, com minha filha, e poder ver essa mudança, ver como o tempo muda a sociedade e as pessoas", disse.

Para o reitor, mais que uma oportunidade, fazer parte da Universidade é um privilégio. "Vocês estão num espaço privilegiado dentro da sociedade. São pouquíssimas as pessoas que tem hoje a chance de passar por aqui. Então temos o dever de suar a camisa e ajudar a construir um Brasil melhor", falou. É uma oportunidade de fazer história, quem sabe, para mais pessoas.