Propep e Proginst realizam encontro com secretários da pós-graduação

Objetivo foi orientar os servidores sobre atendimento e utilização dos recursos do Proap

09/09/2014 15h48 - Atualizado em 11/09/2014 às 12h55
Coordenador de Pós-graduação, Irianldo Diniz, falou da importância dos secretários para os cursos

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Foi realizado nesta terça-feira (9), o 1º Encontro com Secretários dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo foi orientar os servidores sobre o atendimento e a utilização dos recursos do Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap).

O coordenador de Pós-graduação, Irinaldo Diniz, e a técnica em assuntos educacionais da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Jaqueline Vaz, iniciaram o momento fazendo uma breve apresentação sobre o que seria tratado no encontro e a importância dos servidores técnico-administrativos para a pós-graduação. "Sem vocês, a pós-graduação não funciona", resumiu Irinaldo.

A palavra de abertura, escrita pela pró-reitora Simoni Meneghetti, que não pôde estar presente, explicou o porquê da importância daqueles profissionais: "O trabalho desenvolvido pelos secretários da pós-graduação é estratégico e de máxima importância para sua consolidação e qualidade".

Os secretários são responsáveis por adquirir e administrar recursos como serviços e materiais. Parte deles é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Proap. "O orçamento anual desse programa prevê aproximadamente R$ 1,5 milhão que podem ser destinados à contratação de serviços de pessoa física e pessoa jurídica e material de consumo, tanto de escritório quanto de laboratório", explicou o servidor Jarman Aderico, da Coordenação de Planejamento, Avaliação e Informação (Cpai), da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst).

Em seguida, Jarman mostrou quais são os itens financiáveis pelo Proap e o cenário daqueles que foram os mais solicitados nos últimos anos; já a secretária-executiva da Propep, Érika Cavalcante, e a assistente em administração Neide Nobre abordaram a regulamentação do programa.

"Foram inscritas 20 pessoas. Atualmente, a Ufal tem 35 programas de pós-graduação (dos quais três não recebem recursos do Proap, por não serem próprios da Universidade), mas alguns secretários atuam em mais de um", disse Érika. Segundo ela, a intenção é que os encontros continuem com periodicidade anual ou semestral.

A iniciativa foi bem avaliada pelos secretários, que puderam apresentar-se e expor suas opiniões. "Os procedimentos mudam de tempos em tempos e precisamos desses encontros para podermos nos atualizar", falou uma dos servidoras.